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ZâmbiaTradições da dinastia Bene Mukuni
Texto e Fotos: Flora Pereira da Silva
Arte: Natan Aquino

 

No século XV, o poderoso Rei Bene Mukuni resolveu explorar o mundo. Deixou o Congo e começou uma longa caminhada rumando ao sul. O objetivo? Propagar sua dinastia pelo continente africano. A infusão foi pacífica e, aos poucos, os Mukunis foram se espalhando pela Tanzânia, para depois chegar ao norte, leste e por fim sul da Zâmbia, na região das Cataratas de Vitória, onde decidiu se instalar a realeza. Hoje, 600 anos depois, o reino Mukuni continua vivo e forte, carregando no seio mais de um milhão de integrantes.

 

 

Entre todos os traços que definem o reino Bene Mukuni, um deles é especialmente peculiar. Sob a mesma dinastia estão oito diferentes grupos étnicos. Isso porque, quando saíram do Congo para explorar outras áreas, os imigrantes ao invés de impor a própria cultura, assimilavam a da população local de cada região por onde passavam e se instalavam, fenômeno que facilitou a difusão do estado. Por exemplo, em Livingstone, na região escolhida como destino final pelo rei, viviam os Leyas. Deste modo, hoje, os habitantes dessa região são conhecidos como Mukunis Leya, uma espécie de dupla nacionalidade. E assim acontece em todo o resto do reino. Cada um dos oito grupos tem o seu líder local, mas todos respondem ao 19º sucessor do primeiro grande Rei Mukuni, que leva o mesmo nome e é quem nos conta a história.

 

 

O atual Bene Mukuni está na casa dos 70 anos e explica com tom de experiência que o nome de batismo deixa de existir no momento em que se é nomeado rei, ocasião em que o líder passa a ser conhecido exclusivamente pelo nome de seu povo. E se o nome é um só, os títulos são inúmeros – todos cheios de significados: Munokalya (Chefe supremo), Ibbwe Gumi (a Pedra Viva), Isaka (o Pivô do Universo), Simalelo (A cabeça fonte da autoridade) e por fim, o mais simpático, Muchelewa, que significa nada menos do que o Rei Leão. Para receber cada um desses títulos, uma cerimônia diferente, sendo a IbbweGumi uma das mais importantes. Durante sua celebração, o rei engole uma pedra, tornando-se então ele mesmo a Pedra Viva. O segredo de como fazê-lo é guardado às sete chaves pela realeza. Quando o rei morre, costuma-se dizer que ‘a pedra se quebrou’.

 

 

Bene Mukuni, com 50 anos de liderança, já passou por todos. É o Rei Leão em pele e osso. Segundo ele, o seu papel principal é unir todo o grupo Mukuni, dando conselhos aos líderes regionais e nomeando os representantes do governo. “Sou uma espécie de árbitro final. Primeiramente, toda decisão é local e participativa. Somente em última instância eu interfiro. Ainda, antes de mim existe um conselho, e as decisões são tomadas em conjunto. Não é um show de um homem só”, ilustra o rei sobre o sistema hierárquico. Mukuni explica que é também o responsável pela alocação e distribuição de terra, ou seja, quando alguém precisa de um terreno para plantar ou morar, deve pedir para o rei, que passará o pedido ao governo. “Eles só aprovam, se eu tiver aprovado antes. E isso funciona para os outros grupos étnicos de todo o país. Na Zâmbia, 96% das terras pertencem aos chefes tradicionais e apenas 4% pertencem ao Estado”, menciona orgulhosamente o grande chefe.

 

 

E na dinastia Mukuni, ser rei não é para qualquer um. É preciso ser bom e adorado pelo povo. Caso o contrário, é melhor preparar as orelhas para escutar broncas, muitas broncas. Todo ano em dezembro, junto às cerimônias para pedir boas chuvas, acontece também a Cerimônia da Boa Governança, em que um número selecionado de mulheres idosas falam (ou gritam) para o rei sobre as suas fraquezas e falhas durante o ano – e para tal a linguagem utilizada é abusiva, ou seja, vale tudo. Humilde, Mukuni explica a importância da tradição: “serve para mostrar que o Rei é um ser humano e precisa ser advertido de seus erros. Serve para mostrar que sem o suporte da população, ele não é nada”.

 

 

A Cerimônia da Boa Governança é um aviso prévio para uma seleção muito mais rígida. Nas palavras do atual rei: “como chefe ou você morre naturalmente, ou você tem a sua morte induzida por veneno”. A fala é literal. Na cultura Mukuni, se o povo está infeliz com o seu rei, oferecerá veneno a ele, que será obrigado a aceitar. “Se você morreu naturalmente é porque foi um bom chefe”, brinca o rei, que é considerado um excelente líder pelo povo. Entre as ações de seu reinado, chama atenção a Associação de Desenvolvimento Mukuni, que direciona parte da verba das operadoras turísticas da região para a construção de escolas, clínicas e pagamentos de taxas escolares. Por essas e outras até hoje, Bene Mukuni se livrou da cerimônia e pelo o que parece a pedra está longe se quebrar.

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