width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Visibilidade afro-brasileira em destaque no programa ‘Negros em foco’
por Mariana Grilli

 

Negros em Foco’ trata de temas que interessam aos membros da comunidade afro-brasileira e que também visam certificar a presença dos negros em todos os âmbitos da sociedade. (Foto: Reprodução) 

 

 

Recentemente não se falava em outra coisa a não ser o preconceito sofrido pela jornalista Maria Júlia Coutinho (Maju), apresentadora da previsão do tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo de televisão. Se por um lado, a profissional se viu isolada em uma emissora em que os funcionários são predominantemente brancos, por outro lado existe o programa ‘Negros em Foco’, um dos únicos no Brasil que conta com apresentadores e diretores negros no comando.

 

 

No ar desde 03 de outubro de 2003, a atração é produzida pela ONG Afrobras, da Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, transmitida pela emissora comunitária de São Paulo TV Aberta e apresentada por Rejane Romano. ‘Negros em Foco’ trata de temas que interessam aos membros da comunidade afro-brasileira e que também visam certificar a presença dos negros em todos os âmbitos da sociedade.

 

 

O programa foi criado e tem se desenvolvido em formato de entrevistas e reportagens e ao longo destes 12 anos vem ganhando espaço e já recebeu convidados ilustres como o sambista Martinho da Vila. Entretanto, sendo famoso ou não, o importante é que o entrevistado mostre ao público sua ascensão na área em que atua e reforce que a sociedade afrodescendente deve conquistar espaço, lutar por direitos e, de preferência, ser protagonista.

 

 

 

Alvo de racismo, a jornalista da TV Globo Maria Júlia Coutinho se viu isolada na em uma equipe com jornalistas predominantemente brancos. (Foto: Divulgação/TV Globo) 

 

 

Um dos episódios foca em mulheres jornalistas e negras. Para isso, a primeira convidada é a radialista, repórter e apresentadora de TV, Claudia Alexandre, e logo em seguida, a ex-diretora da revista Raça Brasil e atual diretora do Portal Afrobrasileiros, Conceição Lourenço. O debate tem como base a mídia e o racismo e como a representatividade do negro na imprensa é inferior a sua atuação na sociedade como um todo: apenas 5% dos jornalistas brasileiros são negros.

 

 

Em uma de suas falas, Conceição Lourenço destaca que ao sugerir a uma revista de variedades uma matéria que contivesse dois personagens negros, enfrentou muita dificuldade por não haver espaço e visibilidade para o negro. “Eu nunca tive uma chefe negra e tive bastantes problemas de conseguir emplacar em revistas de celebridade reportagem com dois negros… Criei até um trauma por conta disso”, afirma Conceição, ao falar que mulheres negras ainda estão ausentes de cargos de chefia no Brasil.

 

 

O programa ‘Negros em foco’ tem por objetivo, portanto, ressaltar a questão da comunidade afrodescendente em meio à sociedade e trazer à tona sua atuação em diferentes esferas. O principal diferencial desta atração para um programa de televisão convencional é que a problemática da falta de reconhecimento do negro é tratada por quem vive o assunto, enfrenta dificuldade e vence barreiras diariamente. São negros, que falam entre negros, mas que precisam ser ouvidos por toda a sociedade civil.