width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Burkina Faso

Village Artesanal: comércio justo e lição de arte burkinabé
por AFREAKA

 

 

O Village Artesanal, em Ouagadougou, capital de Burkina Faso, é uma das muitas atrações culturais que a cidade oferece. Para os turistas, a visita é ideal: além de uma oportunidade de comprar artesanato local por preço de comércio justo (uma das linhas teóricas da organização), também é possível conhecer a técnica de cada uma das peças de arte exibidas nos bazares. Enquanto nas lojas, os artigos estão expostos na parte frontal da boutique, uma porta mágica leva o visitante ao ateliê de produção, localizado a céu aberto na parte de trás do prédio, onde é possível observar como nasce cada peça de arte exposta.

 

 


A grande estrutura de exposição em forma de ‘u’ que circula o jardim e o restaurante central é dividida por áreas de produção: escultura em bronze, pintura contemporânea, arte em couro, arte em tecido, arte touareg, bijuterias, moda, instrumentos musicais, arte reciclável, esculturas em madeira, produtos cosméticos ecológicos a base de karitê e por aí vai: para cada disciplina, um espaço especial. Atrás das estantes que expõem as esculturas de bronze, uma porta que leva ao ateliê onde uma dezena de artesãos prepara seus moldes, derrete a cera e esculpe o que dentro de algumas horas estará à venda na boutique. Atrás da loja de instrumentos, que frequentemente presenteia o visitante com apresentações musicais espontâneas, é possível admirar como são produzidos tambores, djembes, koras e outras invenções sonoras burkinabés.

 

 


Na loja de tecidos, homens e mulheres trabalham em seus teares, na seção tuareg, artesões preparam e colorem os materiais em coro de bolsas, capas de livros e porta-joias, na seção de arte em madeira, os escultores talham detalhadamente os troncos que se transformarão em esculturas e por aí vai. A diversão e a riqueza do passeio é aprender ao longo da visita, a origem, o trabalho e o mundo artístico escondido por trás de cada peça. O Village Artesanal funciona como cooperativa e parte do lucro obtido com as vendas volta para a manutenção e melhoramento do centro. Ainda, grande parte dos produtos tem preço fixo, com o objetivo de evitar tarifas abusivas para turistas. Para os mais apressados, uma loja central, na entrada do espaço, junta as peças artesanais de todas as boutiques presentes. Mas a diversão está no passeio completo, que se traduz em uma aula de arte intensa e gratuita sobre todas as peças que formam o quebra-cabeça da cultura artesanal burkinabé.