width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Senegal

Tiawali, o tradicional tecido Serere
por AFREAKA

 

 

Feito de algodão puro branco ou azul-escuro, fiado a mão sem corante químico, tecido em bandas de 18 centímetros de largura em uma estrutura manual tradicional, o pano na cultura Serere tem um valor sagrado simbólico. O trabalho, que exige grande força, não pode ser exercido por qualquer pessoa. A confecção é propriedade exclusiva dos descendentes de tecelões. E por causa do esforço físico, apenas descendentes homens são autorizados a exercer o ofício.

 

 

 

 

Conhecido como tiawali ou serr, o tecido é utilizado em vários eventos e cerimônias que pontuam a vida pessoal, familiar ou social do cidadão Serere. Diferenciados pela composição de cores, padrões de disposição, conjunto de métricas incorporadas e ideia de estética, todo pano expressa um determinado valor cultural ou crença, sendo cada tipo utilizado para uma ocasião determinada, que varia desde situações cotidianas, manifestação de status social ou celebrações sagradas como circuncisão, iniciação e casamento. De cores e tratamento sóbrio, a beleza do trabalho Serere encanta.