width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Mali

Teriya Bugu: turismo solidário e desenvolvimento rural
por AFREAKA

 

 

No interior do Mali, a uma centena de quilômetros da cidade Segou, no meio do clima seco e da vegetação predominante da savana encontra-se um pequeno paraíso verde: o Centro de Turismo Solidário e Desenvolvimento Rural Teriya Bugu. Para lutar contra o êxodo rural, promover a preservação do meio ambiente e incentivar o desenvolvimento econômico sustentável da população rural da região, o projeto criou dezenas de atividades embasadas na teoria de que solidariedade, desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos.

 

 

 

 

Para não deixar dúvidas da intenção, o Teriya Bugu na sua abertura plantou mais de 200 mil árvores de eucalipto, e desde então promove anualmente o reflorestamento de árvores locais, sobretudo frutíferas, o que traz um charme especial para a região, que se destaca com sua própria floresta e comprova o valor ecológico das margens do rio Bani. Com objetivo de tornar-se um centro piloto nas áreas de turismo solidário e ecoturismo no Mali e na África Ocidental, o projeto não deixou a desejar: painéis solares, programa de desenvolvimento de uma indústria de biocombustíveis local, preservação do meio ambiente natural, criação de um sistema de coleta de lixo na aldeia, produção de biogás com a estação de tratamento de resíduos, compostagem e concepção de um plano de microcrédito para os trabalhadores rurais.

 

 

 

 

Teriya Bugu, que significa “casa da amizade” em Bambara, tornou-se uma vitrine para a experimentação e expansão das energias renováveis no país; sendo hoje responsável pela criação de empregos para 60 famílias da região, formação de jovens e idosos em turismo solidário, desenvolvimento local e atividades agrícolas sustentáveis. Com 27 quartos, restaurante, piscina, mini zoológico e uma gama de atividades ecológicas, Teriya Bugu sempre atraiu inúmeros turistas em busca de uma experiência direta com a natureza. Hoje, depois da crise e da guerra do Mali, a parte turística do projeto está um pouco parada, mas lutando para se manter. Os projetos ecológicos e comunitários, no entanto, continuam firmes. Não houve conflito que conseguiu segurar a força da participação ativa da população local em busca de um mundo mais sustentável.

 

 

Conheça o site do projeto: http://www.teriyabugu.com/