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Cabo Verde

A tabanka – um símbolo genuíno de Cabo Verde
por Nuno Rebocho


 
Foto de Albino Baptista. Instituto da Investigação

 

 

A tabanka, espécie de “irmandade” ou associação de socorros mútuos, surge em Cabo Verde, nas zonas rurais da ilha de Santiago, por volta do século séc. XVI. Segundo Eutrópio Lima da Cruz, “trata-se essencialmente duma procissão dançada [...] que mobiliza uma vila inteira ou grupo de pessoas unidas para a vida e para a morte […] Esta manifestação coletiva insere o indivíduo num sentimento de solidariedade que confere à procissão uma certa importância e lhe dá uma aparência de organização, magnitude, ritmo e esforço coletivo embora continue sendo um divertimento”.

 

 

A palavra tabanca é proveniente de Guiné-Bissau, zona de abundantes rios de onde chegaram as primeiras levas de escravos levados a Cabo Verde. Originalmente designaria, em língua temne, os baluartes edificados na costa pelos navegadores portugueses, mas acabou por se reportar aos aldeamentos guineenses, até entrar no vocabulário crioulo, ganhando um novo significado: as festividades dos escravos nos aldeamentos das ilhas que foram aos poucos aparecendo e ganhando força.

 

 


 
Foto de Albino Baptista. Instituto da Investigação

 

 

Segundo José Maria Semedo e Maria R. Turano, o fenômeno da tabanka no séc. XVIII remonta à celebração de 3 de maio, dia de Santa Cruz dos escravos, quando os proprietários, senhores de escravos (morgados), imbuídos de espírito cristão, lhes deram, por um dia, a liberdade. Como forma de manifestação e resistência à situação em que eram colocados, os então libertos aproveitaram o fato para fazer os seus festejos, em jeito de rebeldia, realizando um teatro de rua em que ridicularizavam a estrutura social em vigor, misturando aspetos religiosos cristãos com práticas de origem africana. Aos poucos o período de festa aumentava, tomando espaço desde os princípios de maio até os primeiros dias de julho, prolongando-se até o dia de S. João, santo que passou a ser igualmente uma das figuras presentes nas tabankas, como no caso da de Achada Grande, na Praia.

 

 


 
Foto: Cabo Contact

 

 

Começa assim a inter-contaminação entre a Igreja católica e o fenômeno da tabanka, influenciando-se uma a outra. A cerimônia acaba se tornando um símbolo de força e resistência, que viria a diminuir as barreiras culturais entre os povos africanos e portugueses. Maria Emília dos Santos e Maria João Soares, explicam em seu livro “História Geral de Cabo Verde”, que: “a interpenetração da religião católica e das religiões africanas nas suas manifestações públicas terá proporcionado o franqueamento de barreiras por circunstâncias que passavam despercebidas aos próprios atores católicos e “gentios”. Trata-se de um fenómeno natural: o solstício do verão. Os rituais religiosos dos povos do hemisfério norte são marcados pelo mesmo sentido cósmico e coincidentes, porque se regem pelo tempo astral. Assim, o dia de S. João, data do pagamento das rendas rurais e de todos os contratos, representa o dia-a-dia das festividades dos santos populares, já assimiladas na Europa às festas das colheitas durante o mês de junho e acolhidas na tabanka cabo-verdiana”.

 

 


 
Foto: Biztravels

 

 

Apesar de historicamente o catolicismo colocar algumas reservas a esta festividade, preocupado com as manifestações de cultura africana, consideradas então como pagãs, o clero, também crioulizado e também proveniente das zonas rurais, se identificava com as tradições e festividades propostas pela cerimônia, por que subjaziam à sua origem, estando assim mais predisposto a permitir as práticas onde despontava algo das crenças dos escravos. Estes, por seu turno, convertidos ao catolicismo, procuravam aproximar os seus atos da Igreja Católica (sempre presente nas suas vidas, desde a conversão, forçada ou não), passando a construir as suas próprias capelas, que eram o natural centro dos festejos que celebravam.

 

 


 
Foto: Patrimonium CV

 

 

Mesmo os senhores de escravos, crioulizados e menos sujeitos às apertadas e ossificadas normas da sociedade reinol, eram mais próximos aos seus dependentes e se tornavam cada vez mais disponibilizados para as festividades. Assim, a tabanka, um ritual emergente nas zonas rurais da ilha, que começou como uma forma de associação com objetivos defensivos, refletindo muito do que os escravos observavam nas irmandades que se foram formando, foi-se desenvolvendo como um desfile público em que cada interveniente representava um elemento da sociedade.
Cada vez mais presente na cultura cabo-verdiana, a comemoração passa a ser hostilizada pela Administração Portuguesa, que receava a eventualidade de insurreição dos escravos, demais assombrada pelo que a tabanka espelhava, como o processo de resistência crescente dos aldeamentos guinéus e as revoltas de escravos que iam aparecendo em Cabo Verde A Igreja Católica também interfere, uma vez que identificava na cerimônia reminiscências animistas. Surge assim a primeira legislação proibindo a tabanka no fim do séc. XIX. Com tal repressão, ela se torna progressivamente uma manifestação clandestina, sendo mesmo proibida nos principais centros urbanos.

 

 


 
Foto: Santa Catarina

 

 

No entanto, com a independência de Cabo Verde, graças a investigadores e interessados, começam as tentativas de ressurreição das manifestações culturais genuínas, procurando pelo brilho e misticismo de outrora, ainda que se tenha verificado que, à mercê da evolução dos costumes e de relativo aggiornamento cultural das jovens gerações, muitas das tradições tinham aos poucos desaparecido. A escassez documental sobre ela existente tomou novos rumos com a candidatura da tabanka a Patrimônio Imaterial da Humanidade. No entanto, a quase absoluta falta de documentos é também uma arma defensiva dos seus praticantes, que vem até hoje na tabanka, uma bandeira da luta de resistência e um símbolo genuíno da cultura de Cabo Verde.