width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Mali

Os cumprimentos Dogon
por AFREAKA

Esta semana, no Afreaka, o foco é a sociedade do País Dogon, localizada no Mali, que impressiona com sua complexa estrutura e intensa herança cultural. Além da reportagem principal e de uma seção especial de fotos, também resolvemos dedicar um post para um dos mais marcantes hábitos diários de sua população: as saudações. Na África de maneira geral, já é difícil que duas pessoas comecem a se falar antes de no mínimo um simpático “Tudo bem?”. Em muitos países, o bate-papo inicial se estende para mais alguns cumprimentos antes da conversa principal. Já no País Dogon, as saudações iniciais são infinitas.

 

 

Existem inúmeras maneiras de perguntar se está tudo bem e mais inúmeras para perguntar como anda cada membro da família do interlocutor. E a longa saudação vale não apenas para quem realmente vai seguir uma conversa, mas também para quem apenas se cruza. Nas longas caminhadas entre vilarejos, os moradores que se encontram, mesmo que por breves instantes, seguem se cumprimentando até um perder o outro de vista e a voz começar a sumir no espaço. Abaixo selecionamos alguns dos muitos cumprimentos da sociedade Dogon. Afinal, aprendê-los e praticá-los, além de um sinal de respeito, é se sentir parte, pelo menos por breves momentos, de uma das mais bem preservadas culturas da África subsaariana.

 

 

Confira mais sobre a cultura dogon aqui.