width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Orquestra HUMANAÇÃO Popular lança o álbum e espetáculo Terra Preta – Volume 1
por Clóvis Araújo

 

Foto: Salete Sampaio

 

 

Conduzido pelas composições autorais de Pedro Ribeiro, arranjos de Roberto Oliveira e direção geral de Clóvis Araújo, a Orquestra HUMANAÇÃO Popular apresenta um repertório instrumental que reverencia a força rítmica e estética das manifestações populares brasileiras. A narrativa e a dança fazem parte do espetáculo, aproximando o público desse universo cultural.

 

 

O novo espetáculo do grupo, intitulado Terra Preta, consiste na valorização da tradição dos ritos populares dos antigos coretos, instalados nos centros urbanos e nas cidades do interior. Coreto – lugar de encontro que tem em sua essência a finalidade de povoar, de promover o entretenimento, das pessoas ao seu redor, se fazendo cenário ideal para a difusão cultural da Orquestra Humanação Popular.

 

 

 

Foto: Salete Sampaio

 

 

A Orquestra Humanação Popular caracteriza-se por um conjunto de instrumentos de sopro e percussão, idealizada e constituída a partir de pesquisas rítmicas regionais do nosso Brasil, realizada ao longo das trajetórias individuais e coletivas dos músicos autores e arranjadores Clóvis Araújo, Pedro Ribeiro e Roberto Oliveira, cujo encontro vem celebrar as orquestras e bandas tradicionais, a música instrumental e as matrizes rítmicas das manifestações populares, advindas de influência indígena, africana e europeia, como o Bumba meu Boi, o Carimbó, a Ciranda, o Coco de Roda, o Cacuriá e o Maracatu, entre outros.

 

 

Os diferentes ritmos executados pela orquestra são acompanhados por uma narrativa objetiva, que localiza o expectador na obra apreciada, agregando informações ao longo da execução das canções, a fim de aproximar o público do universo cultural preestabelecido.

 

 

Juntamente com o repertório escolhido, um casal de dançarinos interpreta os ritmos executados, expressando toda a carga de significados sócio-históricos das mesmas, representando as tradições populares brasileiras.Os passos marcados, improvisos, as posturas e manobras coreográficas, aproximam o público, que se torna parte de todo o processo espontaneamente, podendo vivenciar a dança, enriquecendo assim a troca na linguagem corporal durante todo o espetáculo.

 

 

 

Foto: Salete Sampaio

 

 

A proposta apresentada tem o objetivo de promover a cultura brasileira como um direito humano, para que as pessoas possam reconhecer-se, identificar-se, e, por fim, pertencer a esta HUMANAÇÃO, pois o diálogo entre a orquestra e o publico é direto, por meio da flexibilidade de atuação de espaços físicos, como teatro, praças e áreas de convivência. O espetáculo pode ser acústico ou amplificado.

 

 

Assista ao video da Orquestra em ação!

 

 

 

Você pode conferir o álbum e entrar em contato para a realização de espetáculos no link:
http://caraujoarte.wixsite.com/terrapreta-volume1


“A HUMANAÇÃO vem para coroar, este encontro da cultura popular.
É de direito nossa nação, e de dever perpetuar.”
Clóvis Araújo