A ideia é possibilitar que uma iniciativa inovadora africana crie alternativas capazes de contribuir para a mudança de um cenário social. (Foto: Reprodução/Facebook Oficial)
Ocupando quatro andares de um edifício no centro da efervescente Lagos está o primeiro laboratório criativo da Nigéria. Formado por jovens com sede de pensar o progresso de forma horizontal, levando em conta as necessidades de cada região ou indivíduo, o CC HUB se coloca hoje como uma das principais referências africanas de tecnologia, contribuindo de forma prática para o desenvolvimento econômico e a aceleração de capital social e tecnológico.
Em cinco anos de vida, o Hub reuniu uma equipe de 4 mil pessoas (70% de nigerianos e os outros 30% formadas por membros de países da diáspora africana), que acompanhados de seus notebooks, em ambientes coloridos e descolados, seduzem com plataformas que transformam sonhos em empresas iniciantes, trazendo um banho de juventude na realidade e tendências do mundo digital.
A preocupação do CC Hub com o social é considerada um diferencial e apresenta de maneira prática os conceitos do movimento endógeno. De acordo com uma das co-fundadoras, Femi Longe, a ideia é possibilitar que uma iniciativa inovadora africana crie alternativas capazes de contribuir para a mudança de um cenário social. Diferente das chamadas missões de caridade, o CC Hub visa trabalhar ao lado da população, assim fazendo que todos entendam e consigam manusear suas próprias ferramentas.
O CC HUB se coloca hoje como uma das principais referências africanas de tecnologia. (Foto: Reprodução/Facebook Oficial)
Visando contribuir para a evolução da Nigéria e consequentemente da África, o CC Hub idealizou o BudgIT, inovando ao criar visualizações de dados do orçamento do governo, ajudando assim na transparência e repartição de grandes somas, também como incentivando o cumprimento de categorias e prazos. O BudgIT, apenas uma das dezenas de aplicativos desenvolvidos pelo HUB, é um exemplo de como as novas tecnologias aliadas aos sonho e gana dos jovens podem assumir um importante papel na resolução de problemas locais e na contribuição de um desenvolvimento participativo.
Saiba mais sobre o CC Hub: http://cchubnigeria.com/