width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Livro “Gênios da Humanidade” trata da plena igualdade racial e mostra a importância da genialidade negra nas Ciências
por TMZ

 

 

O livro “Gênios da Humanidade: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente” constitui um estudo histórico sobre a participação negra nas Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, acrescido de dados sobre a situação nos Estados Unidos, Brasil, antigos reinos africanos e nos 54 países que compõem o continente africano.

 

 

São abordadas as invenções africanas e afrodescendentes dos tempos antigos e modernos que, com o passar dos anos, caíram tantas vezes no esquecimento e foram marginalizadas pelo eurocentrismo. É importante destacar que essas mulheres e homens de origem africana participaram de algumas invenções que mudaram os rumos da história moderna.

 

 

 

 

Escrito pelo historiador Carlos Machado e pela ex-consulesa da França e ativista Alexandra Loras, o texto defende a igualdade de oportunidades e toca num ponto fundamental de nossa condição humana: a tendência que adquirimos de considerar natural a autoafirmação de um indivíduo por meio da negação do outro, gerando a falta de empatia. Igualdade é uma palavra simples de dizer e complexa de praticar.

 

 

“Esta obra tem a possibilidade de esclarecer que a raça negra é composta também de cientistas brilhantes e de projetos que estão sendo desenvolvidos no mundo científico – experiências que, apesar dos problemas de financiamento, inovam e criam soluções tecnológicas para o mundo moderno”, explica Carlos Machado.

 

 

“Este livro busca compreender a realidade de uma omissão histórica da genialidade negra nas Ciências e propõe um novo desafio a ser lançado, o de plena igualdade racial, em todas as áreas de atuação humana por um efetivo equilíbrio de poder para todos, sem qualquer distinção de raça, cor, etnia, sexo, credo ou nacionalidade”, completa Alexandra Loras.

 

 

 

 

SOBRE OS AUTORES

Carlos Eduardo Dias Machado

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2007, recebeu bolsa de estudos da Ford Foundation (EUA). Docente da rede pública e de cursos de Extensão, é escritor, articulista e escreve um blog sobre Ciência Negra: leiaoestatutodaigualdaderacial.blogspot.com. É também palestrante e divulga o Brasil em escolas Municipais e Técnicas, em ONGs, no movimento negro e em institutos Federais e Universidades, suas pesquisas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente.

 

 

Alexandra Baldeh Loras

Mestra em Gestão de Mídia pela Sciences Po (Paris), Loras foi consulesa da França em São Paulo. Fundadora do Fórum Protagonismo Feminino, consultora de empresas e palestrante sobre raça, gênero e diversidade. Seu trabalho é focado no desenvolvimento de liderança consciente para catalisar a transformação organizacional sobre diversidade étnico-racial e empoderamento feminino. Conduziu palestras para mais de 10 mil pessoas em todo o mundo, desde TEDxSãoPaulo, até grandes organizações internacionais como Google, JP Morgan e Facebook. Loras escreve um blog sobre a dignidade negra (alexandraloras.com) e é Embaixadora da Afroeducação, do Plano de Menina, do Meias do Bem e do programa Raízes do Museu Afro Brasil.