width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Libéria

Libéria: Fotógrafo recorre aos GIFs para mudar conceitos sobre Monrovia
por Kauê Vieira

monrovia 11

 

 

Normalmente usado por páginas de humor os GIFs são uma das ferramentas oferecidas pela internet mais apreciadas por seus usuários. Quando se trata desse tipo de animação tudo é assunto: política, esportes, televisão, moda, entre outros. Nos últimos tempos o recurso ganhou um novo significado e foi adotado por ativistas, fotógrafos e jornalistas que têm como objetivo quebrar estereótipos e passar a informação adiante usando uma linguagem descolada e engraçada. Inserido nesse contexto está o trabalho do fotógrafo François Beaurain, que com o projeto “Monrovia” registra a cidade capital da Libéria por uma outra perspectiva, longe dos rótulos dados pelo Ocidente de que o país do Oeste africano se resume a guerra civil, ditadores ou Ebola.

 

 

O projeto surgiu a partir dos meses em que François passou trabalhando na capital e se deparou com uma perspectiva inteiramente diferente da presente no discurso de líderes e da mídia ocidental. O cenário continha crianças estudando e brincando nas ruas, adultos indo e voltando para o trabalho, artistas produzindo suas músicas, enfim, pessoas comuns vivendo sua vida cotidiana. “Quanto mais eu fotografava, mais pessoas eu conhecia e mais eu entendia sobre a Libéria e os liberianos”, explica em entrevista ao portal Hyperallergic.

 

 

Empolgado com o que viu, o fotógrafo francês resolveu registrar estes momentos em forma de GIFs, o que resultou no Monrovia Animated (Monrovia Animada), projeto que abusa das cores, sorrisos e detalhes para dar espaço ao protagonismo africano e revelar a cidade a partir de seus detalhes, estes que muitas vezes passam sem serem notados.

 

 

O Afreaka preparou uma lista com os GIFs mais interessantes da coleção e que dão aos leitores uma ideia concreta do que é a vida diária em Monrovia. Confira a seguir:

 

 

"Monrovia animated #106.  Hipco is a hip-hop proper to Liberia which is sung in Liberian-English exclusively. Mr.Smith Lib Money International is one of the numerous MCs of the Liberian Hipco scene. I met Mr Smith in the streets of Monrovia, he was looking for somebody to take some pictures of him. I am not sure that picture was what he was expecting from me."

 

Wesseh Freeman é um músico cego de Monrovia que vive e estuda no mercado de Duala. Autodidata, o jovem construiu uma guitarra com o uso de uma lata de óleo. Sua música fala da guerra, da história da Libéria e de sua própria vida.

 

 

"Hipco is a hip-hop proper to Liberia which is sung in Liberian-English exclusively. Mr.Smith Lib Money International is one of the numerous MC of the Liberian Hipco scene. I met Mr Smith in the streets of Monrovia, he was looking for somebody to take some pictures of him. I am not sure this picture was what he was expecting from me..."

 

Hipco é um cantor de hip-hop que apresenta canções em inglês e liberiano. O artista é um dos muitos que integram a cena de hip-hop da Libéria.

 

 

monrovia 8

 

Em uma economia onde o dólar norte-americano e o dólar da Líberia convivem, trocar dinheiro é um dos negócios mais comuns no país.

 

 

monrovia 6

 

A capital liberiana é lar de diversas igrejas evangélicas e a abertura de novos pontos é um negócio que só cresce no país. A foto foi tirada na igreja de Cristópolis, antigo nome da capital Monrovia.

 

 

monrovia 18

 

A usina hidrelétrica foi construída em 1966 para abastecer Monrovia, contudo anos anos 1990 o espaço foi abandonado e destruído. Agora reabilitação o local deve retomar suas atividades ainda este ano.

 

 

"Ducor Hotel was built on a hill that was once surrounded with forests. This hill has been since chaotically urbanised and suffers from severe erosion. Heavy rains turn the streets into torrents and cascades eroding the foundations of houses."

 

O Hotel Ducor foi erguido em uma colina que outrora esteve cercada por florestas. Em função da falta de controle do crescimento populacional a região sofre com severas erosões, que na temporada de chuvas, se transformam em cachoeiras.

 

 

monrovia 13

 

Assim como em diversas partes do mundo, Monrovia recebe uma quantidade considerável de novas igrejas. Com a competição cada vez mais acirrada, as igrejas precisam achar meios de chamar a atenção do público. A colagem de cartazes é uma prática comum e adotada por muitas delas.

 

 

monrovia 10

 

Enquanto a presença de produtos chineses se torna mais comum, as inúmeras lojas dos mercados de Monrovia seguem vendendo tecidos usados na confecção de roupas tradicionais.

 

 

monrovia 15

 

Aumentou e muito o número de casas escondidas atrás de muros de mais de três metros de altura na Libéria. O curioso é que muitos destas fortalezas possuem mais seguranças do que pessoas a serem protegidas.

 

 

monrovia 3

 

O pôr do sol.

 

Fonte: Hyper Allergic