width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Kumasi: a moda negra com o pé na ancestralidade africana
por Kauê Vieira

Lucas, Monique e sua mãe Neuza, fundadores da Kumasi. (Foto: Dudu Assunção)

 

 

Kumasi é a segunda maior cidade de Gana e também lar do principal mercado do Oeste Africano, o Mercado de Kumasi. Com uma imensa variedade de produtos, o local, além de alimentar os 800 mil habitantes da cidade, é comandado por mulheres responsáveis por 70% dos negócios realizados nas mais de 10 mil lojas do espaço.

 

 

Inspirado na empoderamento feminino das mamas africanas, a estudante de política e gestão de cultura Monique Evelle, sua mãe Neuza e o estudante de engenharia elétrica Lucas Santana fundaram em parceria com o coletivo baiano Desabafo Social e com a colaboração de outras empreendedoras negras a loja virtual Kumasi, que chegou para quebrar estereótipos e fazer coro com os afroempreendedores brasileiros, que ao enxergarem a necessidade da existência e os aspectos positivos de produtos para a beleza negra, demonstram que é possível sim lucrar e se inserir no mercado com a temática afro.

 

 

Com produtos baseados na história da cultura afro-brasileira e na moda urbana, a Kumasi oferece pulseiras, brincos, agendas artesanais e colares e bonés para mulheres e homens negros. Além disso, foi criada uma coleção com frases contra a homofobia, pela desconstrução do racismo e do machismo e com rostos de ícones da cultura negra, como Martin Luther King e Angela Davis.

 

 

 

Inspirado no empoderamento feminino das mamas africanas, a Coleção de Camisas Desabafo Social já está à venda na Kumasi. (Foto: Dudu Assunção)

 

 

Além do Desabafo Social, a Kumasi conta com o apoio e incentivo da Universidade Salvador (UNIFACS), Liga Universitária de Empreendedorismo, Instituto Mídia Étnica, Afrozilians, Produção Cultural Tombo, Batekoo, Coletivo Afrobapho, Kilombu e os fotógrafos Edgar Azevedo, Dudu Assunção e Gisele Lopes. Em poucos dias de existência, a Kumasi conta com mil acessos, cerca de 10 mil visitas na página e mais de 20 produtos de diferentes categorias vendidos, além de outros empreendedores negros interessados em parcerias.

 

 

A Kumasi e outras iniciativas geridas por grupos de jovens homens e mulheres negras no Brasil apresentam uma geração que busca repensar os padrões estabelecidos em um país com mais de 50% da população formada por afrodescendentes. Opções para o cabelo, roupas e acessórios que fazem ligação com a ancestralidade africana aumentam e incentivam outros negros a se reconhecerem como tal, contribuindo assim com o processo de discussão do racismo e afirmação da cultura negra do Brasil.

Para saber mais:

 

 

Site: http://www.kumasi.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/KumasiLoja/

Instagram: http://www.instagram.com/kumasi_loja

Mais informações: contato@kumasi.com.br | (71) 988187780