width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Eventos Setembro de 2014
por Kauê Vieira

 

 

Agenda setembro de 2014

 

 

O mês de setembro chegou e o fim do ano está cada vez mais próximo. Separamos algumas dicas especiais de eventos, aulas e festas que valorizam a cultura africana no Brasil.

 

 


 
Foto: Divulgação

 

 

A maior cidade do país, São Paulo, recebe no badalado Instituto Tomie Ohtake, a exposição Histórias Mestiças. Com curadoria de Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, a mostra realiza um profunda investigação sobre a matrizes formadoras do povo brasileiro: mestiçagem e seu rebatimento na produção artística.

 

 

Ao todo, a exposição é dividida em seis núcleos, Mapas e Trilhas; Máscaras e Retratos; Emblemas Nacionais e Cosmologias; Ritos e Religiões; Trabalho e por fim Trama e Grafismo. O acervo conta com 400 obras reunidas, destaque para um mapa que traça a rota dos escravos do interior da África para o Brasil e os clássicos trabalhos de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

 

 

A mostra fica em cartaz até o dia 5 de outubro; para mais informações, acesse: http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/historias-mesticas/

 

 


 
Foto: Divulgação

 

 

Símbolo de brasilidade e defensor da cultura afro-brasileira, o Ilê Ayê, em parceria com outros grupos baianos e com o projeto Mundo Afro, abre inscrições para cursos profissionalizantes que ocorrem na sede dos blocos Filhos de Gandhi, Malê Debalê, Cortejo Afro, Muzenza e Filhos de Gandhi. Para participar é preciso ter pelo menos 16 anos.

 

 

Aqui tem mais: http://www.irdeb.ba.gov.br/tamboresdaliberdade/?p=1744

 

 

 

 

Parte do calendário cultural de São Paulo, a Feira Cultural Preta convoca artistas das áreas de música, fotografia, artes plásticas, teatro e dança para enviarem seus projetos e trabalhos afim de fazer parte do processo seletivo de montagem da edição de 2014 do evento, o maior de cultura negra da América Latina.

 

 

Acesse: https://www.facebook.com/feiraculturalpreta/photos/

 

 

Com intuito de desenvolver produtos de mobiliário para a ONG Jongo da Serrinha, em parceria com a CAU PUC-Rio e o Studio-X, oferecem um workshop mobiliário com técnicas de fabricação digital, mesclada com ferramentas manuais. As aulas são ministradas por alunos e professores do CAU. Ao fim do curso os materiais vão fazer parte de uma exposição.

 

 

Para se inscrever: https://www.facebook.com/137309356289196/photos/

 

 

 

 

A edição número 31 da Bienal de São Paulo já começou e, como sempre, está recheada de atrações. O destaque fica por conta da Agência de Cultura Popular Solano Trindade, que participa de várias atividades este ano. A programação conta com saraus e espetáculos de dança.

 

 

O grupo foi criado para debater a realidade da periferia e também pede o fim da intolerância religiosa: https://www.facebook.com/agenciasolanotrindade/photos/

 

 

 

 

Por fim, destacamos a reestreia da montagem A Comida de Nzinga, em Salvador. Encenada pela Companhia Axé do XVII, a trama conta a história da guerreira angolana Nzinga, que libertou seu povo da opressão portuguesa no século XVII.

 

 

A montagem fica em cartaz no Teatro Sesc-Senac Pelourinho até o dia 13 e depois segue para outras cidades. Confira a turnê do grupo e programe-se: https://www.facebook.com/pages/A-Comida-de-Nzinga/

 

 

Nos vemos em outubro!