width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Eventos Outubro de 2014
por Kauê Vieira

 

 

Enfim outubro. Estavam com saudades? Chegamos com votos de que todos tenham aproveitado nossas dicas e claro, com mais novidades para antepenúltimo mês do ano. Para quem ainda não sabe, todos os meses preparamos uma lista com os eventos mais interessantes, que acontecem nos quatro cantos do Brasil e têm a África e diáspora como centro.

 

 

Centenário de Carolina Maria de Jesus é celebrado em São Paulo. (Foto – Divulgação)

 

 

Começamos destacando o Festival Carolineando, que homenageia o centenário de Carolina Maria de Jesus, escritora nascida em Minas Gerais. O evento ocorre nos dias 10 e 11 e oferece uma série de atividades interessantes, como a exposição Carolinas, de Diego Balbino, além de oficinas, entre elas uma que discute os mitos e verdades do cabelo crespo.

 

 

O festival, feito em prol da impressão do livro Carolinas, acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares, na Armênia, em São Paulo. A entrada custa entre R$10 e 20.

 

 

Para mais informações vá até a página oficial do bloco no Facebook:

https://www.facebook.com/events/1553653814863785/?fref=ts

 

 

Viajamos agora para a Bahia a fim de divulgar a primeira rodada dos encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo. Sediado em Ilhéus, no litoral sul baiano, o evento, promovido pela ONG Gongombira, por meio do Projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória, tem como objetivo discutir a valorização da memória e da identidade étnica de matriz africana da região, tudo por meio da história oral.

 

O primeiro encontro acontece no dia 3 de outubro:

http://www.otabuleiro.com.br/blog/1a-rodada-dos-encontros-da-tradicao-oral-no-candomble-angola-congo-em-ilheus/

 

O Mafro abriga a exposição “PAU-FERRO: Uma Poética Tridimensional”. (Foto – Divulgação)

 

 

Ainda na Bahia de todos os santos, falamos agora do Mafro (Museu Afro-brasileiro da UFBA), que é palco da exposição Pau-Ferro: Uma poética tridimensional, de autoria do artista Sérgio Soares. Caracterizado por seu trabalho com o ferro e a madeira, ele reúne obras que retratam sua trajetória pessoal e que buscam romper com o lugar comum entre o sagrado e o profano.

 

Ao todo são 20 exemplares, entre esculturas, instalações, relevos e objetos tridimensionais.

 

Para os horários acesse: http://migre.me/mhlfh

 

 

Mais Carolina: no sábado, dia 4, teve início em São Paulo, a abertura dos ciclos Carolina Maria de Jesus, que celebra a obra deste símbolo da cultura afro-brasileira. Durante todo o mês de outubro, atividades culturais acontecem nos principais espaços da capital paulista, como a Biblioteca Mário de Andrade, que abriga rodas de samba inspiradas na escritora mineira.

 

 

As comemorações se estendem até 25/10: http://www.edicoestoro.net/

 

 

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial anuncia que estão prorrogadas as inscrições para entidades da sociedade civil integrarem o conselho da Igualdade Racial durante o biênio 2014/16. A seleção permite a incorporação de 19 organizações ao CNPIR, que podem pleitear uma vaga até o próximo dia 10.

 

 

As organizações interessadas devem encaminhar a documentação completa para o endereço:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial / Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS – BLOCO A – SALA 522, 5º ANDAR, CEP: 70.054-906, BRASÍLIA-DF.

 

 

Acesse o site da Seppir para outras informações:

http://www.seppir.gov.br/noticias/

 

 

A iniciativa vai fomentar projetos de artistas e produtores negros. (Foto – Divulgação)

 

 

 

Alô pessoal interessado em cultura, a Seppir informa que até o dia 3 estão abertas as inscrições para o Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros. A iniciativa contempla 45 projetos que promovam a reflexão, pesquisa de linguagem e a criação na áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro.

 

 

O investimento total é de R$ 4 milhões; saiba mais:

http://www.funarte.gov.br/edital/bolsa-funarte-de-fomento-aos-artistas-e-produtores-negros/

 

 

 

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. (Foto – Divulgação)

 

Claro que não podíamos de deixar sugerir ideias para o dia das crianças. Que tal surpreender os pequenos com livros que retratem a cultura da África? O site Educar para Crescer separou uma lista com 14 títulos de literatura afro-brasileira e africana. Entre eles está Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. A autora discute, por meio da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, assuntos presentes nos dias atuais, como a auto-estima de crianças negras e a igualdade racial.

 

 

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/12-dicas-literatura-afro-brasileira-africana

 

 

Mãe Stella de Oxóssi é homenageada em Salvador (Foto – Reprodução)

 

 

Por fim, pinçamos uma homenagem especial para um dos símbolos da cultura negra brasileira. Aos 89 anos, Iyalaorixá do Ilê Apó Afonjá, Maria Stella Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, tem seu trabalho celebrado em mesa que debate valores étnicos, ponto alto da Flica (Festa Literária de Cachoeira), que rola na Bahia.

 

 

Stella exerce tais valores por meio do Candomblé (palavra de origem iorubá) e também na associação que faz entre a negritude e a alegria. A baiana será batizada com rastros de antigos laços. A mediação é do historiador José Sodré. A cerimônia acontece no dia 1 de novembro, às 14h e além desta importante lembrança, a Flica tem outras atrações e abre os trabalhos oficialmente em 29 de outubro.

 

 

Aqui tem mais: http://www.flica.com.br/

 

 

Tem alguma sugestão e gostaria de vê-la publicada no Afreaka? Entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@afreaka.com.br