width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Eventos Novembro de 2014
por Kauê Vieira

 

 

Olá queridos leitores e leitoras, estamos chegando com sua programação cultural para o mês de novembro, que todos sabem, é especial para todos os brasileiros, especialmente para os negros.

 

 

Dedicado à reflexão acerca do papel do negro na sociedade brasileira, a data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e também destaca o papel de resistência exercido pelos escravos. Pinçamos as principais atividades culturais que celebram a data.

 

 

 

A cantora Margareth Menezes desfila toda sua negritude em Salvador. (Foto-divulgação)

 

 

Bahia, minha preta:

Berço da negritude brasileira, Salvador recebe artistas de destaque no cenário nacional para celebrar o mês da Consciência Negra. A programação conta com nomes como Marcelo Jeneci, Dudu Nobre, Nossos Baianos FC, Sine Calmon, Cortejo Afro e Margareth Menezes (foto). As comemorações tiveram início no Pelourinho no último dia primeiro e se estendem até 28 de novembro.

 

 

Programe-se: http://www.salvador.ba.gov.br/

 

 

 

Campinas e região:

As atividades do mês da Consciência Negra tomam conta da cidade do interior paulista durante todo o mês. De acordo com a prefeitura, a programação conta com oficinas, rodas de capoeira, apresentações de teatro, malabares, comidas típicas, hip hop e exposições.

 

 

Além disso, o cronograma prevê debates sobre racismo e o papel do negro na sociedade, além da tradicional Marcha Zumbi dos Palmares e uma roda de jongo em frente à Igreja de Santana.

 

 

Aqui estão os detalhes: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=25069

 

 

São Vicente – SP

A Prefeitura de São Vicente, cidade do litoral sul paulista, organizou uma série de eventos para lembrar o Dia da Consciência Negra. A Coordenadoria de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial (COPPIR) realizam diversas ações em celebração à data. Destacamos a campanha ‘Heróis e Personalidades Negras Contam Histórias’, abrigada no perfil do Facebook da Prefeitura e que destaca personalidades do universo cultural afro-brasileiro.

 

 

Participe: https://www.facebook.com/SaoVicenteOficial?fref=ts

 

 

Alagoas:

A Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) reservou para os festejos de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma programação recheada de atrações especiais e homenagens que acontecem na capital Maceió, especificamente no Quilombo Muquém e no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que fica na histórica Serra da Barriga.

 

 

Integram o circuito exposições, apresentações teatrais, música, dança e muitas outras atrações; saiba mais:

http://www.palmares.gov.br/?p=34760

 

 

 

Filme “Crônicas de um verão”. (Foto: Divulgação)

 

 

São Paulo:

Cinema é um dos destaques da programação do mês da Consciência Negra em São Paulo. A Biblioteca Pública Roberto Santos, que fica no Ipiranga, zona sul da capital paulista, exibe cinco filmes do cineasta francês Jean Rouch, um dos principais nomes do que ficou conhecido como Cinema Vérité ou “cinema-verdade”, estilo de documentário inspirado na obra do russo Dziga Vertov.

 

 

Atuando como engenheiro civil na África durante a Segunda Guerra Mundial, Rouch  desenvolveu interesse pela cultura local e pautou sua filmografia a partir desta descoberta. Serão exibidos curtas e documentários que retratam os costumes africanos. Entre os títulos figuram ‘Os Mestres Loucos, de 1955 e ‘Eu, um Negro’, lançado 1959.

 

 

Mais informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=16624

 

 

 

 

O evento integra a ‘Semana da Consciência Negra’ e conta com apresentação de grupos de capoeira e samba de roda

 

 

Araci – Bahia

Fruto de uma parceria da Prefeitura de Araci, a Secretaria de Cultura e Turismo e dos setores de atenção à Juventude e à Mulher, Araci é palco de uma série de atividades na Semana da Consciência Negra.

 

 

Entre atividades vale destacar apresentações de grupos de samba de roda, capoeira, além de um concurso que escolhe a ‘Beleza Pérola Negra 2014’.

 

 

As inscrições para o concurso podem ser feitas entre segunda (3) e sexta-feira (14), das 8 às 12h, no Centro Cultural de Araci:

http://araci.ba.gov.br/secretarias/cultura-turismo/prefeitura-promove-semana-da-consicencia-negra

 

 

 

A cidade do interior de Minas Gerais recebe o 1º Prêmio Afro Sabará (Foto – reprodução)

 

 

Sabará – Minas Gerais

O Teatro Municipal da cidade mineira abriga o Prêmio Afro Sabará, que evidencia as tradições negras. Confeccionado pelo artista Lúcio Ventania, o evento homenageia 14 pessoas nas categorias: Pioneirismo, herança, dança, música, artes plásticas, entre outras.

 

 

Para se inscrever é necessário levar uma fotografia e ter entre 16 e 40 anos; acesse:

https://www.facebook.com/pages/Prêmio-Afro-Sabará/949097121783812