width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Eventos Março de 2014
por Kauê Vieira

 

 

Agenda de Março:

 

 

Ainda pouco difundida em nosso país, a cultura afro é uma ferramenta importante para a afirmação do negro e também a valoração de sua cultura perante a sociedade. Para fazer coro com estas pessoas, listamos alguns eventos bacanas, relacionados com o tema, e que acontecem no final do mês de março. O mês já está acabando, mas ainda dá tempo de interagir com a cena afro-brasileira.

 

 

Para começar, acontece no próximo fim de semana a celebração de um ano da Obá – A Festa, evento que rola na Livraria da Esquina, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. A festa é conhecida por evidenciar elementos da cultura brasileira, em especial a da Bahia, mas sem deixar de lado nossas raízes africanas. O candomblé é sempre lembrado, seja nas canções ou na decoração.

 

 

Mais informações: https://www.facebook.com/obafesta?fref=ts

 

 

Outro projeto que merece atenção é o Curta Histórias, que convida alunos do Ensino Fundamental para criarem uma história com os colegas de escola sobre o tema Personalidades Negras. Para concorrer é necessário gravar um vídeo via celular ou máquina digital. Os vencedores ganham um smartphone e participam de uma oficina de cinema em Brasília. As inscrições vão de 25/03 a 25/04.

 

 

Mais informações: https://www.facebook.com/curta.historias

 

 

Em parceria com o Afroeducação, o Itaú Cultural, em São Paulo, exibe o documentário Zeca: o Poeta da Casa Verde, que conta a história do artista, sambista e compositor, autor de diversos sambas das escolas Morro da Casa verde e Rosas de Ouro. O evento conta com a participação especial do diretor Akins Kinte, que conversa com o público sobre o documentário.

 

 

A sessão acontece no sábado, 29/03, a partir das 11h, no Shopping Frei Caneca. A entrada é franca. Para mais, acesse (www.afroeducacao.com.br).

 

 

A Casa das Áfricas, em São Paulo, promove entre março e abril e também maio a setembro, o curso Culturas e Sociedades Africanas e Afro-Brasileira, que tem como objetivo divulgar a cultura negra em nosso país. A realização é do tradicional Ilú Obá de Min.

 

 

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3223-5566 ou (11) 97257-9235