width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Burkina Faso

Espaço Cultural Gambidi: teatro e promoção artística
por AFREAKA

 

 

Em Burkina Faso, as opções culturais nunca acabam. Sua capital Ouagadougou, além de contar com inúmeros festivais por ano, é equipada com excelentes centros culturais e de formação. Entre eles, destaca-se o Espaço Gambidi, um centro de encontros e trocas criativas, que oferece à cidade um estruturado equipamento de promoção artística. O instituto conta com um centro de teatro, uma escola de comediante, uma biblioteca especializada em obras teatrais, um centro multimídia, um espaço de literatura burkinabé, um Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas (CFRAV) e a própria companhia de teatro, a Cia da Fraternidade.

 

 

 

 

A escola de teatro é um dos destaques da infraestrutura. Através do seu Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas (CFRAV), são implementados programas de treinamento, principalmente no domínio das artes do espetáculo. Hoje dirigida por Luka Fusi, a escola trabalha com a filosofia da comédia reflexiva e conta por formação com uma banca de cinco professores permanentes e dez workshops com profissionais de todo o mundo. Os cursos, organizados em módulos de oficinas e seminários também abrangem as áreas de administração e gestão de estruturas culturais, organização de eventos, gerenciamento artístico, treinamento em dramaturgia, encenação, cenografia e controle de som e luz.

 

 

 

 

Apesar de ser especializado na promoção das artes cênicas, o Espaço Gambidi conta ainda com uma Rádio Comunitária e um núcleo de artes plásticas, realizando de duas a três vernissages por ano. Além disso, também trabalha com a promoção de eventos culturais de outras áreas artísticas, organizando eventos internacionais como o Festival Internacional de Teatro de Marionetes de Ouagadougou (FITMO) e o Workshop Internacional de Artes (AIA). Para o diretor geral do Centro, Kira Claude Guingane, não há mais importante do que investir na futura geração: “Amanhã eles serão seres criativos, serão eles o vigilantes da sociedade”, explica entusiasmado.

 

 

O Espaço Cultural Gambidi, por meio de uma ampla gama de atividades e ações multifacetadas, é um responsável de peso pelo desenvolvimento das artes cênicas na África, apoiando criadores e artistas do continente dentro de uma perspectiva profissional ao colocar em pauta o lugar da arte no processo de desenvolvimento social e econômico dos países africanos e ao focalizar suas ações na evolução da vida cultural local.

 

 

Saiba mais:
http://www.gambidi.org/index.php/fr/