width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Burkina Faso

Dolo, a cerveja tradicional de Burkina Faso
por AFREAKA

 

 

Paixão nacional, o dolo é a bebida alcoólica mais consumida do país. Feita por meio da fermentação da semente do sorgho vermelho, espécie de milho típico da África do Oeste, é servida em garrafa em todos os maquis (bares) das grandes cidades ou em cabaças no interior do país. O nível alcoólico pode variar entre 3 a 15%, dependendo do tempo de fermentação. A decisão fica a critério e gosto do produtor. Feita artesanalmente, viajando por Burkina Faso não é difícil se deparar com pequenas fábricas caseiras da cerveja, onde mulheres são geralmente as responsáveis pela produção. O processo começa na lavagem das sementes, que depois são estendidas para germinar no chão entre dois plásticos pretos, parte essencial do processo, uma vez que sem a germinação a fabricação da cerveja não é possível.

 

 

 

 

O próximo passo é colocar as sementes já germinadas no sol para secar, para então moê-las, processo que pode ser mecânico ou feito manualmente. Depois de sovadas, são misturas com água durante uma hora, ficando prontas para ir ao fogo. O cozimento é o processo mais longo. A mistura fica no fogo a lenha por um primeiro período de 24 horas. E depois de filtrada, volta ao fogo por mais 48 horas. O passo final, antes de chegar às mesas dos bares ou às cabaças tradicionais, é a adição de levedo para a fermentação, que vai definir o teor alcoólico. O gosto é forte e lembra mais uma bebida destilada do que a típica cerveja industrializada. É difícil sair do país sem experimentar ao menos um gole de dolo. Isso porque presentear o recém-chegado ou o convidado com um copo da bebida é uma das formas mais tradicionais de desejar boas-vindas.