Curta ‘Personal Vivator’ discute alienação do negro na sociedade
por Kauê Vieira
Olhares de diferentes países africanos se encontram com diretoras e diretores brasileiros nas oito sessões de cinema exibidas na Galeria Olido e replicadas no Centro Cultural da Penha. A programação demonstra protagonismo e motivação ao evidenciar as culturas negras como formas de representação e interpretação do mundo contemporâneo.
As telas se enchem de diversidade e pluralidade de linguagens, abrigando desde filmes independentes aos grandes ganhadores de festivais da África. Estilos cinematográficas singulares e proeminentes vêm para invadir São Paulo com força e densidade. Um dos destaques da programação é ‘Personal Vivator’, curta-metragem de Sabrina Fidalgo sobre os obstáculos e divisões culturais do Brasil.
Em “Personal Vivator”, Fabrício Boliveira, famoso pela série “Suburbia” da TV Globo interpreta o alienígena Rutger, que chega à Terra para filmar um documentário sobre a raça humana. A partir daí Sabrina faz uma metáfora visando personificar a alienação do negro na sociedade brasileira.