No mês de Novembro, o Afreaka, por meio do projeto “A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos”, realizará seis oficinas com os professores das redes públicas estadual e municipal e da rede privada, com objetivo de trazer um olhar diferente sobre o continente africano, procurando quebrar preconceitos raciais históricos, ao resgatar a constituição da identidade brasileira, trazendo para mais perto conhecimentos sobre protagonismo africano e África contemporânea.
Durante cada oficina, serão apresentadas propostas de vinculação do tema à sala de aula, abordando formas de trabalhar a África na escola, dentro das diferentes perspectivas disciplinares e transdisciplinares. Nos encontros, também será distribuído um livro didático digital com material educativo inédito que junta a força da informação e da imagem artística para combinar o didático ao lúdico, e assim criar uma abordagem inovadora para a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Nesse contexto, centenas de conteúdos foram produzidos pelo Afreaka (e estão disponíveis no site www.afreaka.com.br), a partir de pesquisa in loco, produção textual e audiovisual. O projeto “A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos” procura agora articular o que foi produzido e apurado às propostas curriculares da educação básica.
Com o objetivo de expandir a participação social na formulação e enriquecimento do conteúdo, convidamos os professores dos Anos Iniciais, Finais e Médio atuantes na área e que já trabalharam ou que se interessam a trabalhar com África nas salas de aula para participar do processo de elaboração e validação do livro didático digital, para que façam observações, avaliem e opinem sobre as propostas de exercícios e atividades formuladas.
Os encontros da Consulta Participativa acontecerão nos dias 22/09 e 24/09, das 13h30 às 17h30, na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Os participantes podem escolher se inscrever em uma ou em ambas as consultas, onde serão apresentadas a versão preliminar do material para troca de ideias e construção conjunta. Contamos com a sua valiosa contribuição!
Faça sua inscrição aqui:
https://docs.google.com/forms/d/17hiC2oTsZqaHPCfD516rmTi9_yg0e0dv5JRhDpMtUeo/viewform
*As vagas são limitadas.
O projeto “A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos” foi contemplado por edital PROAC e é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.