width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Com materiais recicláveis, coleção ressalta garra da mulher africana
por Kauê Vieira

 

 

Quando pensamos nas mulheres da África, nossa mente logo é povoada com referências acerca da força e garra delas. Pois a coleção Mulheres Africanas chega com o objetivo de destacar a beleza, sabedoria e determinação de mulheres de diferentes países da África.

 

 

 

 

De autoria da educadora e artista plástica Surama Caggiano, a mostra é composta por grandes mosaicos, que usaram como matéria-prima CDs inutilizados, sendo que suas tão faladas cores foram adquiridas a partir da colagem de papéis de revistas e jornais, o que torna a obra única e a diferencia do estilo tradicional dos mosaicos.

 

 

 

 

Negras, com seus vestidos vibrantes, carregando água, na janela observando o movimento ou batendo seus tambores, estas mulheres são a tradução da conexão direta entre África e Brasil e também fomentam o debate sobre o papel de cada uma delas no mundo e na sociedade. Outro ponto destacado por Surama é a importância de valorizar a cultura e a arte afro-brasileira, além de incentivar o interesse pelo continente africano.

 

 

 

 

Impreterivelmente, a herança da cultura africana é um componente fundamental para a engrenagem da série, que traz estampada em cada obra a simbologia da memória, música, dança, culinária e religião, entre outras referências que traduzem a postura destas mulheres.

 

 

 

 

Criadora dos trabalhos, Surama Caggiano realizou a primeira exposição de Mulheres Africanas em 2010, na cidade de São Paulo e desde então percorreu o país com suas obras. Bahia e Porto Alegre são alguns dos locais que já receberam os trabalhos de Surama, que ficou conhecida por sempre destacar, por meio das artes visuais, a beleza, força e a atuação cultural e social das mulheres africanas de 15 países e partir disso mostrar ao público a conexão entre elas e as afro-brasileiras.