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Brasil / África

Coleção de livros difunde cultura afro-brasileira nas escolas
por Guilherme de Vasconcellos

 

 

Diariamente somos influenciados pela opinião da mídia e das pessoas de nosso convívio, isso porque ninguém vive isolado em seu próprio mundo, mas trocando informações, gostos, costumes, saberes. A interculturalidade brasileira, resultado da relação entre culturas formadoras da identidade do nosso povo, está em todos nós, em todos os momentos de nossa vida. Aliás, grande parte de nossa história e cultura é muito anterior ao ano de 1500, ela já era vivida pelos indígenas antes da chegada dos europeus, seja nos costumes e no modo de viver de vários povos da África antes de serem trazidos para cá.

 

 

Com a criação da lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares e com a lei 11.645, que acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008, as questões indígenas e afro-brasileiras passaram ser abordadas em disciplinas como Arte, Literatura e História do Brasil.

 

 

Se por um lado foram criadas políticas públicas para a inclusão e proteção de povos oprimidos, o que é fundamental para a valorização da contribuição desses povos na formação da identidade brasileira, por outro, a instrumentalização para a aplicação dessas políticas não acompanhou a necessidade das instituições de ensino. Ainda se sente falta de quesitos fundamentais como a capacitação dos professores para o ensino de conteúdo sobre questões étnicas e da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena; abordagem estereotipada da história e cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos; ausência de abordagem com profundidade dos conteúdos necessários sobre o assunto para um efetivo trabalho analítico e educacional.

 

 

 

 

Partindo de uma abordagem temática

 

 

A Coleção Tesouro Cultural – Influência dos Povos Africanos e Indígenas na Cultura Brasileira foi planejada para atender o nível de desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental 1 e, assim, propõe uma abordagem temática, conforme interesse e compreensão do próprio aluno, para, gradativamente, tratar de assuntos que exigem outros conhecimentos e habilidades.

 

 

A temática escolhida para analisar as influências de povos africanos e indígenas na cultura brasileira faz parte do universo dos alunos e explora os conhecimentos prévios que traz sobre eles, instigando-os a conhecer as origens do que somos hoje como nação. Parte-se, portanto, de assuntos presentes no dia a dia dos alunos, do que está próximo a eles, para abordar, à medida que se desenvolvem cognitiva, emocional e psicologicamente, conceitos como o de cultura ou de sincretismo, ou, ainda, localização espacial 1 e temporal.

 

 

Jogos, brincadeiras, objetos usados no dia a dia ou para o lazer, a maneira de vestir, a música que ouvimos, tocamos e dançamos, a língua que falamos, o que comemos, as histórias e lendas que conhecemos, as crenças que temos refletem a interculturalidade entre os povos que fizeram o Brasil. Com os livros da Coleção Tesouro Cultural Influência dos Povos Africanos e Indígenas na Cultural Brasileira, o professor dispõe de um recurso adequado aos alunos do Ensino Fundamental I e pode instigar a discussão sobre a influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira e trabalhar de maneira interdisciplinar com Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes.

 

 

É preciso destacar a importância desta coleção ao possibilitar a efetiva aplicação de ambas as, atendendo assim às necessidades dos professores e com proposta educacional compatível com o nível de desenvolvimento dos alunos, permitindo que o conhecimento acerca de nossas raízes negras e africanas e indígenas possa ser difundido desde o começo da vida escolar de nossas crianças.

 

 

 

 

Objetivos da Coleção

 

 

Possibilitar a efetiva aplicação das leis 10.639 e 11.645, atendendo às necessidades dos professores e com proposta educacional compatível com o nível de desenvolvimento dos alunos, é o objetivo principal da COLEÇÃO TESOURO CULTURAL – INFLUÊNCIA DOS POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS NA CULTURA BRASILEIRA. Para alcançá-lo, objetivos específicos nortearam a elaboração dos volumes da coleção.

 

 

• Apresentar material visualmente atraente, com informações claras e objetivas e com atividades instigantes, divertidas e significativas.

 
• Contribuir com a aprendizagem de leitura de imagens.

 
• Auxiliar no desenvolvimento de noções de temporalidade.

 
• Contribuir para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica.

 
• Esclarecer sobre os costumes de uso de máscaras, no passado e no presente, em rituais de povos africanos e indígenas.

 
• Elucidar a importância da pintura corporal usada em rituais por povos africanos e indígenas.

 
• Identificar a origem africana ou indígena de jogos e brincadeiras comuns em atividades infantis.

 
• Possibilitar a identificação da influência de vários povos na cultura alimentar brasileira.

 
• Apresentar informações sobre a arte e o artesanato de povos africanos e indígenas.

 
• Esclarecer sobre a origem africana ou indígena de objetos usados no dia a dia – rede, cesto, jarro.

 
• Apresentar informações sobre a fusão de elementos culturais africanos, indígenas e europeus e sua ressignificação.

 
• Esclarecer sobre as influências das crenças religiosas africanas e indígenas nas festividades, nas comemorações, nos costumes e na cultura do povo brasileiro.

 
• Possibilitar a compreensão de que a língua portuguesa falada no Brasil apresenta palavras de origem africana e indígena.

 
• Demonstrar a influência dos povos africanos e indígenas na formação do povo brasileiro e de sua cultura.

 
• Enfatizar a importância das culturas dos povos africanos e indígenas na formação individual e coletiva.

 
• Apresentar informações sobre a participação de africanos, afrodescendentes e indígenas nos processos históricos do Brasil.

 

 

Com os livros da COLEÇÃO TESOURO CULTURAL, o professor dispõe de um recurso adequado aos alunos do Ensino Fundamental I e pode instigar a discussão sobre a influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira e trabalhar de maneira interdisciplinar com Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes.