width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Chamada de Ocupação: ‘Feira Baobá Festival Afreaka’ convoca afroempreendedores
por AFREAKA

 

 

De forma inédita, o Festival abrigará a Feira Baobá Festival Afreaka. Com foco no afroempreendedorismo e em iniciativas inovadoras, a chamada selecionará empreendedores e artistas interessados em expor e vender seu trabalho durante o mês de junho em um dos espaços da Feira, localizada na Galeria Olido.  O objetivo é abrir espaço para que os afroempreendedores protagonizem a cena e demonstrem sua importância para a economia do país. Os interessados em unir suas marcas e produtos ao evento que vai ocupar São Paulo com as mais novas tendências afro-brasileiras, podem realizar a inscrição pela internet.

 

 

O incentivo às ações afirmativas resultou no aumento de renda e acesso de negrxs às universidades. O resultado disso? Discussões sobre o racismo, ancestralidade africana e empoderamento da identidade afro-brasileira estão a todo o vapor nos quatro cantos do Brasil. Um dos frutos desse movimento é o afroempeendedorismo, que caminha agora para um novo patamar: a sustentabilidade. De 2002 pra cá, a participação dos negros no mundo do empreendedorismo cresceu de 44 para 50%, tornando-se maioria no mercado brasileiro.

 

 

Contudo, é preciso fortalecer essa rede para que homens e mulheres negras conquistem integral estabilidade como empreendedores, e revelem ainda mais suas ações protagonistas na economia do país. Para estimular este mercado, o Coletivo Afreaka abre chamada para empreendedores ou empreendedoras negras interessados em fazer parte da Feira Baobá Festival Afreaka.

 

 

Os selecionados ocuparão um dos 10 estandes de venda que serão disponibilizadas na Galeria Olido, no Centro de São Paulo de 1 a 25 de junho. A seleção desta chamada focará em marcas que dialoguem com a proposta do Festival Afreaka. O intuito é de apresentar uma visão contemporânea do continente africano, aliada a produtos e serviços que proponham um debate pela desconstrução do racismo, homofobia e machismo, exaltando assim a riqueza da cultura afro-brasileira e africana.

 

 

Os interessados em fazer parte da Feira Baobá Festival Afreaka do ‘II Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea’ devem ler atentamente as diretrizes citadas neste documento e enviar todas as informações requeridas abaixo.

 

 

1. OBJETIVO

 

1.1. Selecionar até 20 atividades empreendedoras da cena afro-brasileira e/ou africana no Brasil. As iniciativas integrarão a Feira Baobá Festival Afreaka do ‘II Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea’, realizada na Galeria Olido entre os dias 1 e 25 de junho.

 

1.2. Levar ao público de São Paulo iniciativas plurais, que representem a cultura negra do Brasil e de África, e que fomentem discussões sobre direitos humanos e igualdade social dentro do campo do desenvolvimento econômico.

 

 

2. RECURSOS

 

2.1. Serão destinados às iniciativas contempladas: espaço de comercialização de produtos e serviços, suportes locais para barraca, infraestrutura para barraca, auxílio na divulgação e assessoria de imprensa.

 

 

3. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

 

3.1. Serão habilitados a participar deste processo seletivo, grupos, coletivos, pessoas físicas e pessoas jurídicas que tenham trabalhos relacionados ao tema do Festival, sendo preferencialmente iniciativas protagonizadas por empreendedores com trajetórias e histórico dentro das iniciativas afro-brasileiras e africanas.

 

3.2. A pauta das iniciativas deverá obrigatoriamente promover a difusão e o desenvolvimento econômico-social do protagonismo das iniciativas afro-brasileiras e afrodescendentes.

 

3.3. Os participantes devem assumir responsabilidade integral pelos produtos e serviços, além de transporte até o local.

 

3.4. A tenda será fixa. No entanto, os participantes deverão montar e desmontar suas coleções em todos os dias de sua participação, não podendo armazenar produtos e equipamentos de uso do trabalho em locais do Festival.

 

3.5 Como contrapartida, cada participante precisa doar um item de sua coleção/produção (que será distribuído como prêmio no decorrer do evento).

 

3.6 Os proponentes deverão indicar o período que estão disponíveis para a participação, conforme solicitado nos procedimentos de inscrição, no item 4.2 desta chamada.

 

 

4. INSCRIÇÕES

 

4.1 As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de maio até o dia 19 de maio de 2016 às 23:59.

 

4.2 As inscrições deverão ser realizadas via e-mail para festivalafreaka@afreaka.com.br com o título Feira Baobá Festival Afreaka contendo as seguintes informações:

 

  • um parágrafo descrevendo o trabalho.

  • três fotos dos itens a serem vendidos.

  • preço dos itens a serem vendidos.

  • apresentação de um item para ser doado ao Festival (que será distribuído como prêmio no decorrer do evento).

  • nome completo e contato telefônico.

  • período de disponibilidade em junho:

  1. Entre 1 e 12 de junho.

  2. Entre 13 e 25 de junho.

  • Portfólio ou documento que comprove a atuação da iniciativa.

 

4.3. O processo seletivo se dará somente por via eletrônica, conforme descrito no ponto 5.2 deste item.

 

 

5. PROCESSO DE SELEÇÃO

 

5.1. As iniciativas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

     a) Adequação à proposta do ‘II Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea’ e aos objetivos do evento, citados abaixo:

 

  • Produzir uma série de eventos culturais de natureza multidisciplinar buscando revelar as referências e os exemplos protagonistas do continente africano e da cultura afro-brasileira.

  • Desmistificar a imagem estereotipada do continente africano, visto internacionalmente como um lugar de fome e pobreza, retratando a África como um continente inspirador e sócio culturalmente ativo.

  • Estabelecer diálogos entre a cultura brasileira de matriz africana e a produção cultural da África contemporânea, buscando afirmar a identidade brasileira e uma compreensão melhor dessa grande e importante parte de sua origem.

  • Promover iniciativas afro-brasileiras e africanas no campo do empreendedorismo.

  • Fazer registro permanente de um importante movimento sociocultural e econômico que influenciou e continua influenciando a cultura nacional.

  • Apresentar projetos que levem em consideração a população de imigrantes africanos presentes em São Paulo, sobretudo projetos criados e promovidos pelos mesmos.

 

        b) Currículo de atuação do(s) proponente(s).

O(s) currículo(s) do(s) proponente(s) também serão avaliados, dando preferência aos que trabalham dentro dos temas propostos pelo Festival, dando assim a visibilidade necessária aos projetos protagonizados por iniciativas que possuam uma trajetória pela afirmação das culturas afro-brasileiros e africana.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

6.1. Os horários das permanências na Feira poderão sofrer alterações em função de necessidades técnicas definidas pelo Coletivo Afreaka.

 

6.2. Os candidatos selecionados firmarão um contrato com o Coletivo Afreaka para garantir o compromisso de estar presente na feira.

 

6.3 Os selecionados autorizam o acesso ao conteúdo de seus projetos pelo Coletivo Afreaka, para uso em divulgação e materiais do ‘II Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea’ e seus desdobramentos nos próximos anos.

 

6.4. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail festivalafreaka@afreaka.com.br.

 

 

Coletivo Afreaka

www.afreaka.com.br