width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Centro de Cultura Negra do Maranhão: Política e Cultura Negra
por Luciara Ribeiro

 

 

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA) foi fundado em 19 de setembro de 1979 por um grupo de pessoas negras engajadas na militância política e cultural das lutas pelos direitos e espaços da população negra no estado. A instituição é constituída como uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos, tendo como principal missão “a conscientização política e cultural e religiosa para resgatar a identidade étnica cultural e autoestima do povo negro viabilizando ações que contribuam com a promoção de sua organização em busca de cidadania, combatendo todas as formas de racismo e promovendo os direitos da população negra no Maranhão”.

 

 

Atualmente a instituição conta com uma equipe vasta de profissionais ligados à assistência social, educação, advocacia, psicologia, antropologia, danças, música, entre outros. O que permite que as ações desenvolvidas abranjam diversas áreas. O grupo tem como sede, desde 1994, um edifício histórico, entre os bairros de Barés e João Paulo, na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, onde funcionou um depósito de pólvora em meados do século XVII e posteriormente um mercado de escravizados no século XVIII.

 

 

 

Preparação para o desfile do Bloco Afro Axomabu. O grupo é uma das frentes de atuação do CCN/MA (Foto: Divulgação)

 

 

O CCN/MA realiza atividades a partir de diversas frentes, destacando-se na área da formação e educação em escolas e universidades da rede pública e privada de São Luís. Além das atividades de formação dentro do ensino formal, o CCN/MA também promove seminários, palestras e encontros. Sendo destaque a organização da Semana do Negro no Maranhão que ocorre no dia 13 de maio, data simbólica para o Dia Nacional de Denúncia Contra Racismo.

 

 

O evento constitui na “discussão de um tema referente à questão racial, seja nos aspectos da historiografia da população negra, seja nos aspectos políticos e sociais da realidade atual, através de palestras, seminários, apresentação teatral entre outros, em escolas públicas da capital e interior do estado”.

 

 

 

Cartaz da XXXVI Semana do Negro no Maranhão – CCN/MA – Maio/2015 (Foto: Divulgação)

 

 

Todas as atividades desenvolvidas pelo CCN/MA miram a criação de espaços de luta e respeito à diversidade cultural e racial. Apesar dos seus aproximadamente 36 anos de existência, ainda há muito para mudar nas estruturas sociais, educacionais e políticas em caminho à reparação histórica das populações negras no Brasil.

 

 

Mais informações:

Fone/Fax: (98) 3243-9707 / 3249-4938 / 3217-8367;

E-mail: ccnmaranhao@bol.com.br;

Site: www.ccnma.org.br