width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Gana

Blitz the Ambassador: consagrando o rap de Gana no cenário musical
por AFREAKA

 

 

Já ouviu falar de Blitz the Ambassador? O rapper ganense está conquistando público e crítica desde que lançou o seu primeiro disco em 2004. Mas o cantor é do tipo que gosta de surpreender e a cada trabalho lançado ele consegue superar o próprio talento, trazendo criações ainda mais cativantes e cada vez mais populares entre as playlists do mundo. O seu último disco, Afropolitan Dreams, lançado em abril, veio para consagrar o rap de Gana no cenário musical.

 

 

 

 

Blitz se mudou com 18 anos para os Estados Unidos em busca do sonho de sucesso. Hoje, 14 anos depois, ele traz em suas músicas a história que percorreu, refletindo sobre a dualidade de ser parte de duas culturas, vagando entre a saudade de casa e a compatibilidade a um novo mundo. Dualidade que reverbera em sua música, seja nas escolhas dos temas, sons ou instrumentos. Misturando trompetes, saxofone, batidas fortes com djembe ou kora, o músico adiciona sobre a fusão moderna e tradicional um rap engajado.

 

 

 

 

Flutuando entre o seu passado em Gana e o presente nos Estados Unidos, o disco Afropolitan Dreams é uma reflexão sobre o futuro revolucionário dos ‘Afropolitans’, apelido dado a nova geração de imigrantes africanos – artistas, intelectuais, cidadãos conectados. Recheado de sons africanos tradicionais, vintage soul, batidas fortes, jazz etíope, uma pitada de afrobeat de Fela Kuti e outra pitada de hip hop americano, Blitz the Ambassador criou um som único, conseguindo adaptar harmoniosamente o rompimento e a conexão dos dois mundos.

 

 


Para ele, mudar de país é como ter uma vida paralela, onde é preciso sempre se redescobrir, procurando maneiras de viver mergulhado nas duas culturas. No entanto, o artista conta que para conceber o seu último disco foi preciso voltar para Gana. É na sua terra natal que ele encontra inspiração. “Eu sempre serei um africano primeiro. E então onde quer que eu esteja, seja Accra, Lagos ou Tokyo, eu sempre vou ver as coisas através de uma lente africana, através da perspectiva do meu continente”. Uma paixão inoculada em seu trabalho, que não apenas contempla uma criação original, mas que dá forma e som a uma nova geração duplicada.

 

 

Para saber mais, conheça o site do cantor e sua página no Facebook:

 

http://blitz.mvmt.com

 

https://www.facebook.com/BlitzAmbassador

 

 

Confira alguns clipes do rapper: