width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Brasil / África

Berimbrown lança disco inspirado nas tradições bantus de Minas
por Kauê Vieira

 

Foto: Divulgação

 

 

Fundada pelo em 1996 capoeirista Ramon Lopes, conhecido como Mestre Negoativo, a banda Berimbrown foi pensada a partir de um projeto sociocultural e artístico da periferia de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.  Com repertório inspirado na trajetória de um passado de trabalho forçado realizado por trabalhadores colocados às margens da sociedade, as letras falam sobre o garimpo e o domínio do capital financeiro nos dias de hoje.

 

 

Buscando preservar a cultura de origem africana no cotidiano de brasileiras e brasileiros por meio da arte, o Berimbrown possui letras influenciadas pela obra de James Brown, da cultura hip hop, da capoeira e dos tambores de Minas Gerais. O resultado é uma sonoridade dançante e que convida o público a refletir e pensar novos caminhos para a afirmação e reconhecimento da participação do negro na formação do Brasil. Ao longo destes 20 anos são quatro discos lançados e colaborações com nomes como Gilberto Gil, Elza Soares, Luiz Melodia, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Milton Nascimento, entre outros.

 

 

Agora o grupo roda o Brasil em uma turnê de divulgação de seu mais recente trabalho, o disco ‘Lamparina’, que em show homônimo fala das tradições e costumes das comunidade quilombolas de Minas Gerais. Inspirado nas manifestações Bantus mineiras, especialmente no Vissungo, ritual linguístico atualmente em extinção, mas muito praticado por garimpeiros na região de Diamantina, São João da Chapada e Macaquinho. Memória e disseminação da cultura negra, sorte ao Berimbrown!

 

 

Confira o clipe da música ‘Besouro’:

 


 

Para saber mais:

Contato: Mestre Negoativo – Berimbrown +55 (31) 9 9679 0545

berimbrownsoul@gmail.com