width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Gana

Bamboo Bikes: a maior fábrica de bicicletas de bambu do mundo
por AFREAKA

 

 

Feita na África, por africanos e para os africanos – esse era o sonho dos criadores da Bamboo Bikes, uma organização que nasceu em 2009 para pensar em um modelo de transporte sustentável, de alta qualidade e ao mesmo tempo acessível para os trabalhadores rurais de Gana. Aproveitando uma matéria-prima abundante no país, eles criaram uma fábrica de bicicletas feitas com aro de bambu.

 

 

Em 2011, a organização foi responsável pela produção da primeira grande escala bicicletas de bambu no mundo, se tornando a maior fábrica da área. O objetivo hoje é a construção de até 20 mil peças por ano – todas a preços acessíveis para atender às necessidades da população rural carente em Gana e melhorar o acesso seguro, confiável e multiúso do transporte na região.

 

 

 

 

O bambu, além de ser uma árvore nativa da África Subsaariana, é considerado um material ainda mais adequado para a construção dos quadros do que o próprio aço ou carbono. Isso porque é apto para a vibração e consequentemente melhor para o amortecimento. Por ser mais leve, é também mais apropriado para as condições das estradas locais.

 

 

 

 

Ainda, as bicicletas de bambu podem ser facilmente modificadas para diferentes necessidades, desde transporte de cargas agrícolas, passageiros, comida, água e medicamentos. A flexibilidade do material é ideal para os objetivos da empresa uma vez que a ideia é atender a todos os grupos que poderiam se beneficiar das bicicletas incluindo profissionais da saúde, estudantes, comerciantes e agricultores.

 

 

 

 

O bambu é a copa que mais cresce em processos de reflorestamento de áreas degradadas, além de servir como nutrição tanto para seres humanos e animais e ajudar diretamente na melhoria da qualidade do ar e da água. Em comparação com a produção de bicicletas de metal tradicional, é só vantagens! As bicicletas de bambu requerem menos energia elétrica e não precisam de produtos químicos perigosos para serem concebidas, reduzindo as emissões de carbono em cerca de 70 por cento e contribuindo diretamente para um planeta mais verde.

 

 

A organização foi estabelecida pelo seu presidente, Kwame Sarpong, na cidade de Kumasi, norte de Gana, e hoje emprega 34 trabalhadores em sua fábrica, além de oferecer uma fonte alternativa de renda para as comunidades envolvidas na colheita do bambu. As bikes, no entanto, não são o único produto da empresa. Para completar o ciclo de sustentabilidade e evitar qualquer tipo de desperdício, a Bamboo Bikes aproveita todo o material o material que sobra das construções de bicicletas para fabricar palitos de dente – a palavra lixo fica fora do vocabulário.

 

 

 

 

Saiba mais sobre o projeto:

http://ghanabamboobikes.org/