width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Senegal

Attaya: preparação do chá senegalês
por AFREAKA

 

 

Mania nacional, a preparação do chá senegalês dura no mínimo 1h30, podendo chegar sem dificuldades a 2h horas de duração. De manhã, meio-dia ou ao entardecer, cada um tem o seu momento preferido. Mas são as longas horas depois do almoço o período favorito, já que com o sol forte e o agudo calor africano do horário não há nada melhor do que fazer do que relaxar na sombra, reunir amigos ou família e degustar o chá, momento que caracteriza uma ocasião social para discussões tranquilas e conversas reflexivas sobre a vida.

 

 

 

 

O ritual diário envolve a preparação de três rodadas de chá e é conhecido como Attaya. A primeira rodada é “amarga como a morte” e leva água, chá verde, açúcar e menta, sendo o sabor mais agudo dos três. A segunda rodada é “suave como a vida” e já vem mais carregada de açúcar e com um sabor mais aliviado, já que o gosto das folhas fica mais diluído. O terceiro e último chá servido é “doce como o amor” e é marcado pelo sabor fortemente adocicado.

 

 

 

 

Ficar passando o chá de um copo para o outro para produzir um mousse de espuma faz parte do ritual e serve para decorar o chá e aumentar o prazer da degustação. A bebida é servida em pequenos copos de vidro e preparado em fogão de carvão e o serviço normalmente cabe aos homens mais jovens da família. Na hora de servir há uma ordem a seguir: primeiro os anciões da família, então os convidados, para depois os homens e mulheres da casa. Na tradição Attaya, é difícil dizer quem fala mais alto: o delicioso gosto do chá ou o prazer aconchegante do ritual!

 

Confira a preparação do chá: