width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Jamaica

Jamaicano brinca com a cultura afro-caribenha e ficção científica
por Kauê Vieira

 

The Crow and the Carnival King

 

 

Mistura entre ficção científica, cultura africana, tradições afro-caribenhas e do oeste da Índia, o trabalho do artista jamaicano Paul Lewin vem chamando a atenção pela convergência de culturas. Natural de Kingston, capital da Jamaica, Paul vive a arte desde os primeiros momentos da infância, observando seu pai dedicar boa parte da vida transformando pedaços de madeira em obras culturais. Lewin, que o teve como principal inspiração, afirma que sua casa era permeada por móveis de diferentes formas e objetos. O contato constante só deu asas para a imaginação do garoto.

 

 

 

The Humminbird Queen

 

 

“Meu pai era apaixonado por esculturas em madeira. Ele também adorava colecionar obras de arte. Minha casa na infância era forrada com quadros e artefatos de culturas de diferentes partes do mundo. Tudo isso aliado ao meu amor por ficção científica inspirou muito minhas primeiras criações artísticas,” explica em conversa com o blog Sister From Another Planet.

 

 

 

The Offering

 

 

A obra de Paul Lewin envolve as diferentes comunidades tradicionais de África, a cultura indígena e antigas civilizações, que somadas com sua paleta de cores, quase dão vida às imagens, que trazem o aspecto contemporâneo das pinceladas de Lewin. Mulheres e senhoras negras são retratadas com seus colares e roupas de forte pigmentação, que combinadas com um pano de fundo moderno e futurístico (com guarda-chuvas levitando, por exemplo), diferenciam e dão uma identidade singular e um ar de surrealismo aos seus desenhos.

 

 

 

The Drummer

 

 

Vivendo em Oregon, nos Estados Unidos, o artista atualmente trabalha em uma série de pinturas inspiradas na diáspora africana, especialmente nas tradições que envolvem os negros do Caribe. Batizada de Roots of the Bottom Tree, a coleção contém quadros complexos e decorados com arestas, além de desenhos elaborados em renda e enfeitados com adereços de caveiras, penas e pedras preciosas. Paul adicionou em suas criações costumes oriundos da cultura de Porto Rico e das ilhas do Caribe, o que acabou proporcionando um contato entre ele e seu passado africano e claro, a Jamaica.

 

 

 

Neru

 

 

No Caribe o hábito é passar de geração para geração o estilo de vida e todos os costumes que constroem a cultura caribenha. A linha cronológica tem início na ancestralidade africana e se mantém viva por meio de contação de histórias. Neste contexto a obra de Lewis se faz importante, pois cria múltiplas narrativas no caminho de interligação entre passado e o futuro das comunidades afro-caribenhas. De olho nesse futuro, Lewin planeja agora trabalhar com Hayao Miyazaki – um dos responsáveis pela criação do cinema de animação japonês. A dupla pretende construir uma ‘animação épica’, como o próprio definiu, sobre o misticismo da diáspora.

 

 

 

Divine Kingdom