width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Burkina Faso

A arquitetura social em Burkina Faso
por Diego Umbelino



A escola mudou a vida da comunidade. Foto de Erik-Jan Ouwerkerk

 

 

Francis Kere é um arquiteto que está levando ao mundo uma visão diferente sobre seu país. Um belo exemplo disso é a construção de uma escola em Gando, pequeno vilarejo de Burkina e que foi palco do primeiro projeto de Francis.

 

 

Com sonho de ser arquiteto, o então menino deixou a vila rural em que nasceu e rumou para a capital Ouagadougou, 300Km distante. Seu objetivo era estudar arquitetura, principalmente por seu sonho de fazer construções melhores, que resistissem ao período de chuvas e que não fossem tão quentes quando a escola que frequentou quando criança.

 

 



Ele se inspirou no estilo de vida de Gando. Foto de Erik-Jan Ouwerkerk

 

 

Ao retornar para Gando, sua ideia era realizar a construção usando a argila, material mais acessível na região. No começo, ele enfrentou alguma resistência, pois todos esperavam a apresentação de um projeto galgado no concreto, como os dos países europeus. Mesmo com estas objeções, ele seguiu em frente.

 

 



Francis foi premiado pela iniciativa. Foto de Erik-Jan Ouwerkerk

 

 

A mão de obra de mulheres, crianças, velhos e homens foi empregada na construção, o que pode causar estranheza para alguns, porém, a iniciativa se tornou um verdadeiro evento cultural em Gando e todos se interessaram em ajudar. A escola foi inaugurada em 2001, com o dinheiro arrecadado por meio do projeto “Tijolos Escolares para Gando”, que teve como filosofia optar por técnicas de baixo custo, com o uso das sabedorias locais e ainda adotou o conceito “casas que respiram”, que preza por ambientes iluminados e ventilados, tudo de forma natural.

 

 



O arquiteto decidiu não se pautar pelo estilo ocidental. Foto de Erik-Jan Ouwerkerk

 

 

Pronto, o espaço exerceu forte influência na melhora do ensino local. Além da satisfação por ter conseguido ajudar sua comunidade, Francis Kere foi agraciado com o prêmio “Aga Khan Award” de arquitetura e abriu um novo leque de oportunidades para sua cidade natal.

 

 



O espaço melhorou a qualidade de ensino em Gando. Foto de Erik-Jan Ouwerkerk

 

 

A arquitetura de Burkina Faso está intimamente ligada à sua história. Fiel aos seus ideais, Francis acredita que a arquitetura local deve ser preservada. As adaptações deste homem inovaram ao mostrar a possibilidade real de trabalhar com o que já existe, sem necessariamente se pautar pelo estilo ocidental.