width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Mali

Amadou e Mariam: Os poetas-músicos do Mali
por Débora Armelin

 

Amadou e Mariam, o conhecido casal de cegos do Mali que desde a década de 1980 mistura sons tradicionais com guitarras de rock, violinos e trompetes em uma combinação chamada afro-blues. (Foto: Reprodução/ Site Oficial) 

 
 

A música malinense tem sido muito bem representada por uma parceria que vem de dentro e de fora dos palcos: Amadou e Mariam, o conhecido casal de cegos do Mali que desde a década de 1980 mistura sons tradicionais com guitarras de rock, violinos e trompetes em uma combinação chamada afro-blues.

 
 

Amadou nasceu em Bamako, em 1954, revelando desde cedo um grande talento musical e domínio sobre diversos instrumentos não só de percussão como também gaita, flauta e guitarra, a sua paixão. Tendo como referência astros do rock como Jimi Hendrix e Led Zeppelin, seu sonho era tornar-se um herói da guitarra. Já tocava em diferentes grupos como a Orquestra Nacional do Mali quando perdeu a visão aos 16 anos devido a uma catarata congênita.

 
 

 
 

Com a crescente visibilidade no cenário musical e as limitadas possibilidades de gravação no Mali, o casal se muda para Burkina Faso onde conhecem o produtor musical nigeriano Maïkano, gravando em seguida dos cassetes, Volume 1 e Volume 2 (Foto: Reprodução/ Site Oficial) 

 
 

Mariam também nasceu em Bamako, em 1958, sempre apaixonada por música, que ia desde estrelas do Mali como Mokontafé Sako e Fanta Damba à cantores internacionais. Perdeu a visão aos cinco anos de idade em decorrência de sarampo, mas isso não afetou sua autoestima. Matriculou-se no instituto de Bamako para Jovens Cegos e aos poucos mostrou grandes habilidades, chegando a se tornar professora de canto e de dança.

 
 

E foi no próprio Instituto onde se conheceram, tendo a música como o elo de conexão entre os dois. Apaixonaram-se, se casaram e tiveram três filhos. Amadou se tornou diretor técnico do Instituto e foi eleito secretário-geral da AMPSA, Associação do Mali para Promoção Social dos Cegos e Mariam a vocalista de sua própria orquestra.

 
 

Com a crescente visibilidade no cenário musical e as limitadas possibilidades de gravação no Mali, o casal se muda para Burkina Faso onde conhecem o produtor musical nigeriano Maïkano, gravando em seguida dos cassetes, Volume 1 e Volume 2.

 
 

 
 

Seus ritmos africanos somados a guitarra de Amadou e acompanhados da voz suave de Mariam fazem do casal um êxito. (Foto: Reprodução/ Site Oficial) 

 
 

Seus ritmos africanos somados a guitarra de Amadou e acompanhados da voz suave de Mariam fazem do casal um êxito, dando início a varias turnês mundiais. Aos poucos conquistam o mundo com álbuns como Sou Ni Tile, Se Te Djon Ye e Tje Ni Mousso.

 
 

A dupla participou de diversos festivais pelo mundo, abriram shows da banda Coldplay durante a turnê pelos Estados Unidos, e em 2010, ao lado de Alicia Keys, John Legend e Shakira, participaram da cerimônia de abertura da Copa do Mundo na África do Sul.

 
 

A recompensa por todo talento e dedicação à música vem com a nomeação ao prestigiado prêmio Prix Constantin, e o primeiro disco de platina, alcançando a marca de 300.000 discos vendidos com o álbum Dimanche à Bamako, produzido pelo musico Mano Chao.

 
 

 
 

Amadou e Mariam não fizeram da música apenas seu modo de vida, transformaram-na em instrumento e um poderoso veículo de sensibilização. (Foto: Reprodução/ Site Oficial)
 
 

Amadou e Mariam não fizeram da música apenas seu modo de vida, transformaram-na em instrumento e um poderoso veículo de sensibilização. Tornaram-se embaixadores contra a fome no programa alimentar mundial, o Africa Mon Afrique, e também contribuíram com o projeto Enough Project – Raise Hope for Congo, na arrecadação de fundos para a proteção e o empoderamento das mulheres congolesas.

 
 

Um casal que há mais de 30 anos busca uma identidade própria para suas músicas cheias de vibração, levando referencias tradicionais somadas a diferentes estilos, o que cria um ritmo quase que único. E não somente isso, a preocupação por um trabalho consciente, levantando a bandeira da solidariedade em busca de um mundo melhor. Não há qualquer obstáculo que os atrapalhe de difundir sua alegria.

 
 

Para conhecer um pouco mais do trabalho deles, acesse: http://www.amadou-mariam.com/