width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
África

Além de safáris – paraísos naturais espalhados pelo continente africano
por Dani Gonçalves

O Atol Aldabra está localizado ao sul do arquipélago das Seychelles. Fonte: página oficial da Seychelles Islands Foundation – SIF, no Facebook.

 

 

Ao citar cenários paradisíacos, o que te vem à cabeça? Praias do Caribe, sol e ondas gigantes do Havaí, Alpes Suíços ou até mesmo roteiros do Nordeste brasileiro como Fernando de Noronha ou Jericoacoara são exemplos bastante citados de cenários de tirar o fôlego. Outro alvo de forte atração turística é a beleza das grandes cidades como Paris, Nova York, Londres e Bancoc, que estão entre os 10 destinos mais visitados por estrangeiros em 2013, segundo o Instituto Euromonitor Internacional. Menos conhecidos são os paraísos espalhados por toda a África, lugares ainda pouco explorados ou divulgados, mas que carregam a mesma beleza, se não mais, que os mais visitados do mundo.

 

 

Muito além dos procurados (e caros) safáris escolhidos pela maioria dos turistas que elegem a África como destino, o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) possui lugares que podem facilmente compor listas de cenários mais deslumbrantes do mundo. Arquipélagos como Zanzibar, na Tanzânia ou a República de Seychelles possuem belezas declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO como a Cidade de Pedra (a parte mais antiga da cidade de Zanzibar) e o Atol de Aldabra, um dos maiores atóis de corais do mundo (no sul do arquipélago das Seychelles).

 

 

Namib-Naukluft na Namíbia

 

 

As belas paisagens não estão somente no litoral da África. Como parte dos Grandes Lagos Africanos – que ao todo são seis – há o Lago Niassa, localizado no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique, ideal para mergulho, já que por lá é possível encontrar mais espécies de peixes do que qualquer outro lugar no planeta.

 

 

E se engana quem pensa que as hospedagens são somente simples pousadas, sem muitas mordomias. Em muitos lugares, a infraestrutura de turismo é completa, oferecendo desde opções econômicas para mochileiros como opções glamourosas como o cinco estrelas Maia Luxury Resort & Spa, na ilha Mahe, em Seychelles, com diárias a partir de R$ 5.000,00 e vencedor de vários prêmios no setor hoteleiro, incluindo melhor resort/spa de luxo no Luxury Hotel Awards de 2014. Um luxo!

 

 

Vista de um dos quartos do Maya Luxury Resort & Spa. Fonte: página oficial do local no Facebook

 

 

Para os que gostam do calor, a visita ao continente também vale a pena, alguns países africanos estão na lista dos lugares com mais dias ensolarados. A Namíbia, conhecida pelos seus extensos parques Etosha e o Namib-Naukluft, possui mais 300 dias de sol brilhando por ano, contrastando com o tom alaranjado das dunas desérticas. É no próprio deserto Namib que está localizado uma das paisagens mais famosas da África, o Cemitério de Árvores, que já foi utilizado em vários filmes hollywoodianos como “10.000 a.C. “ de 2008 e “A Cela”, de 2000.

 

 

E que tal conhecer lá do alto algumas vistas deslumbrantes do continente africano? De muito alto, aliás. Para os amantes da adrenalina, a África registra alguns dois mais altos lugares para praticar bungee jump no mundo. 216 metros de altura com uma vista incrível é o que você vai encontrar ao saltar da Bloukrans Bridge, na África do Sul. Já foi considerado o maior ponto do mundo para o esporte, estando sempre está na lista dos mais visitados.

 

 

Ponte das Cataratas Vitória, base para a prática do bungee jump. Fonte: victoriafallsbridge.com

 

 

Outro bungee jump bem conhecido está na fronteira da Zâmbia com Zimbábue, que tem a base na ponte das Cataratas Vitória (Victoria Falls Bridge), situada no parque que leva o mesmo nome. Patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO desde 1989, as cataratas atingem 128 metros de altura (as do Iguaçu, no Paraná, atingem 80 metros). Para saltar dessa ponte deve-se estar preparado para quatro segundos de queda livre em 111 metros de pura adrenalina. O destino é de tirar o fôlego, assim como as outras inúmeras opções africanas paradisíacas, que com um pouco mais de divulgação, logo cairão nas graças dos viajantes apaixonados, e, quem sabe, Paris, Nova York, Londres e Bancoc vão ter que ficar de olho para não perderem suas vagas na lista de destinos mais visitados por estrangeiros.