width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
Burkina Faso

Akatcha: equilíbrio de gênero através da arte e do artesanato
por AFREAKA

 

 

Na cidade de Bobo Dialasso, em Burkina Faso, trinta associações de mulheres se reuniram para promover o empoderamento feminino e o equilíbrio de gênero através da arte e do artesanato. Juntando materiais nobres e simples como prata, madeira, conchas, algodão, grãos, papel, metal, plásticos, argila, vidro e materiais recicláveis, as mulheres da associação Akatcha exploram suas formas e cores para trazer ao corpo uma intimidade original e elegante através das bijuterias e acessórios.

 

 

 

 

Com objetivo de ajudar a mulher a encontrar o seu lugar e se estabelecer no mercado, a associação também investe na formação artística de moças inexperientes. Madiara e Dijeta, por exemplo, que chegaram ao centro sem experiência no mundo do artesanato, ganharam o dom e pegaram o jeito das cores e das formas ao longo do tempo. Hoje, propõem, com sucesso, as próprias criações e se tornaram funcionárias integrais da associação.

 

 

 

 

Akatcha começou suas atividades em 2005, mas depois do sucesso das produções e da adesão de diversas mulheres artesãs e associações conseguiu se formalizar como instituição em 2009. Dos primeiros dias até hoje, já foram 10 coleções lançadas e quatro desfiles de bijuterias realizados, além das principais conquistas: a construção de um ateliê e a participação direta das mulheres, que antes dedicavam de 2 a 3 meses por ano para a atividade de e hoje o fazem de maneira integral. Competência e talento reunidos que juntos promovem a criatividade e a força feminina em Burkina Faso.