width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />
África do Sul

Africanas Empreendedoras: Sharon Faduku Thom
por Nathalia Marangoni

 

 

Sharon Faduku Thom nasceu em Harare, capital do Zimbábue, também conhecida como a cidade da luz do sol. No entanto, um período obscuro, repleto de problemas financeiros a motivou a se mudar para a África do Sul, com o marido e a filha recém-nascida, para começar uma nova vida. “O salário do meu marido mal podia nos manter vivos. Viajamos para a Cidade do Cabo com uma pasta e uma mochila com uma muda de roupas”, ela conta.

 

 

Em Cape Town, eles suaram a camisa para pagar as contas e manter a família na cidade. Seu marido passou por empregos em cafeterias, colheitas de uva e até mesmo no ramo da construção, até conseguir seu emprego atual, como professor de matemática em um colégio sul-africano. Para melhorar a renda da família, Sharon acabou descobrindo seu talento como empreendedora ao se envolver com um projeto que mudaria sua visão de mundo para sempre a partir de um item básico de higiene: o sabonete.

 

 

 

 

Tratava-se do Hope Soap, algo como ‘Sabonete da Esperança’, que começou como uma iniciativa de geração de renda e emprego para mulheres moradoras da township de Gugulethu, em 2012. No início, as participantes criavam produtos de higiene a partir de sabonetes usados. No entanto, de acordo com Sharon, a ideia não deu certo, pois as pessoas não se sentiam confortáveis com o uso de ‘sabonetes reciclados’.

 

 

O negócio foi então remodelado para continuar vivo. Graças aos esforços de Sharon e o apoio de frequentadores e amigos da Jubilee Community Church, igreja comunitária localizada em Observatory e principal apoiadora do projeto, o Hope Soap criou seu valor de mercado: sabonetes produzidos a partir de ingredientes 100% naturais comprados de fornecedores locais, como óleo de coco, lavanda e cera de abelha.

 

 

 

 

Para 2015, Sharon tem como metas conseguir novos clientes para o Hope Soap, o que possibilitará a contratação de mais mulheres no projeto, seja produzindo, empacotando ou vendendo os sabonetes. Seu sonho é poder sustentar a família exclusivamente com a renda gerada pela empresa. Atualmente, os produtos Hope Soap são vendidos em lojas do bairro de Observatory e também fornecidos em três filiais de uma rede de hostels na Cidade do Cabo.

 

 

O processo de produção dos sabonetes Hope Soap é o que torna os produtos tão especiais. De acordo com Tom Berry, empresário aposentado que apoia o projeto compartilhando com as mulheres seus conhecimentos em química, os produtos são feitos exatamente da mesma forma que os fenícios, inventores do sabonete, realizavam séculos antes de Cristo, fazendo do Hope Soap, uma pérola orgânica.

 

 

 

 

De acordo com informações do site do projeto, os sabonetes Hope Soap são feitos de uma mistura de óleos cuidadosamente selecionados (sendo uma parte óleo de cozinha purificado e filtrado). Ao contrário dos sabonetes comerciais que usam gorduras animais em sua fabricação, os produtos Hope Soap são feitos de semente de girassol e óleo de coco. No processo de produção, a glicerina não é retirada. Os sabonetes são seguros e indicados até mesmo para bebês e pessoas com pele sensível.

 

 

Sharon acompanhou apaixonadamente os primeiros passos do Hope Soape e hoje lidera cada área do empreendimento, desde a criação e produção dos sabonetes até a venda e prospecção de clientes. “Meu objetivo com o projeto é apoiar e empoderar mulheres que não confiam em si mesmas, porque alguém as disse que elas não eram capazes. Quero poder dar a elas a oportunidade de reconquistar sua confiança, de colocar seus corações no Hope Soap, para que assim elas se motivem e consigam empregos ainda melhores”, explica ela, que hoje cria oportunidades para cinco mulheres da comunidade de Sal tRiver.

 

 

 

 

A paixão de Sharon pelo empoderamento feminino veio de casa. Sem escolaridade e figura paterna, sua mãe a criou sozinha junto as suas três irmãs com um espírito empreendedor e aguerrido. “Minha mãe conseguia vender qualquer coisa. Ela era mestra de seu próprio destino e nos ensinou a trabalhar duro. Frequentamos ótimas escolas graças à ela”, lembra. Ao ser perguntada sobre o desejo de empoderar mulheres, Sharon é enfática: “As mulheres são a espinha dorsal da nossa sociedade. Se você eleva uma mulher, ela vai elevar seus filhos e é assim que você ergue uma nação”.

 

 

Série Africanas Empreendedoras: Para celebrar o trabalho de milhões de mulheres africanas empreendedoras que fazem a diferença no mundo, o Afreaka realiza a série Africanas Empreendedoras, que divulga negócios femininos de destaque e mulheres inspiradoras no continente.

 

 

Confira as últimas reportagens da Série:

http://www.afreaka.com.br/notas/africanas-empreendedoras/

http://www.afreaka.com.br/notas/ngozi-okonjo-iweala-uma-nigeriana-topo-mundo/

http://www.afreaka.com.br/notas/um-exemplo-para-o-mundo-participacao-feminina-na-africa/