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Brasil / África

Afreaka e Educação: uma abordagem sem estereótipos para tratar de África nas Escolas
por Flora Pereira da Silva

 

ETECAP – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Padro, Campinas

 
 

No último mês, o Afreaka esteve presente em escolas, institutos de educação e grupos culturais de Campinas, São Paulo, Sorocaba e Jaguariúna, fazendo formações de professores e alunos e trabalhando para trazer para sala de aula referências e exemplos positivos do continente africano e da cultura afro-brasileira; e assim procurando promover o cumprimento da Lei 10.639/03 – que institui o ensino obrigatório dessas temáticas no Ensino Básico e Superior no Brasil.

 
 

 

Trabalho realizado pela professora Mari Vieira: Escola Estadual Salvador Moya, São Paulo

 
 

O objetivo da palestra de formação oferecida pelo Afreaka, com seu caráter didático, é trabalhar com alunos e docentes para desmistificar a imagem estereotipada do continente africano, visto internacionalmente como um lugar de fome e pobreza, e, em um processo multidisciplinar retratar a África como um continente protagonista e sócio-culturalmente ativo.

 
 

 

Emef General Alcides Goncalves Etchegoyen, São Paulo

 
 

Com conteúdo pesquisado in loco, de natureza multidisciplinar, a partir de apuração feita durante viagens a quinze países da África, o material apresentando no encontro busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira de matriz africana e as produções culturais da África contemporânea, resgatando a identidade brasileira entendendo melhor essa grande e importante parte de sua origem, para que alunos e professores possam desenvolver uma perspectiva crítica a acerca da África na sala de aula e, também, fora dela.

 
 

 

Emef General Alcides Goncalves Etchegoyen, São Paulo

 
 

As formações no ETECAP – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Padro, em Campinas, na Escola Estadual Salvador Moya e na EMEF General Alcides Gonçalves Etchegoyen, ambas em São Paulo, fazem parte das contrapartidas pensadas para o projeto de educação do Afreaka “África nas Escolas: uma abordagem sem estereótipos”, premiado pelo Edital Proac Publicações Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. As escolas foram escolhidas por meio de contatos com professores que já vinham trabalhando os temas na sala de aula, para que assim a formação do Afreaka, atuasse como uma continuidade e reconhecimento da atuação e esforço diário de professores que lutam pela implementação da Lei 10.639.

 
 

 

Trabalho realizado pela professora Ketlin Fiocco: Emef General Alcides Goncalves Etchegoyen, São Paulo

 
 

Afreaka lança coleção de revista em fevereiro

 

Como complemento essencial da presença de África nas instituições de ensino, o projeto premiado pelo Edital Proac Publicações, lançará a coleção de revistas Afreaka, que será distribuída gratuitamente em 900 escolas públicas do estado. A revista que será produzida pelo Afreaka é também um suporte de informação e servirá como lugar de conhecimento, ainda pouco conhecido sobre as sociedades africanas, suas culturas e formas de expressões artísticas; conjugando-os com a estratégia e perspectiva proposta dentro dos parâmetros curriculares e modalidades de ensino.

 
 

 
 

Com conteúdo impresso inédito apurado na África, com mais de 40 reportagens e entrevistas, a publicação em formato de revista será voltada tanto para o aluno quanto para o auxílio aos professores e multiplicadores da educação; se apresentando como uma fonte de conhecimento didático e servindo como material de auxílio, com propostas de atividades, para que os docentes possam trabalhar o conteúdo, então proposto, em sala de aula, e para que os alunos possam já em sua formação básica, rever conceitos estereotipados difundidos sobre o continente, enxergando-o de uma nova forma: uma África protagonista e muito mais próxima do Brasil do que se imagina.

 

Em janeiro, mais informações sobre o lançamento.

 
 

 
 

Conheça mais sobre projetos do Afreaka na Educação:

 

  • Produção de Coleção de Revista Afreaka, tiragem de 3600 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em 900 escolas públicas.  (lançamento em fevereiro de 2017)

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  • Produção do Livro Digital Afreaka “África nas Escolas: uma abordagem sem estereótipos”, 2015-2016.

 

 

 

 

  • Formação em mais de 30 escolas  e universidades: EMEFs, Escolas Técnicas Estaduais, Escolas municipais, Cursos Técnicos e profissionalizantes, Unicamp, USP, UFSC, FAJ etc. em São Paulo, Santa Catarina, e Minas Gerais

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  • Formação de 600 professores no Curso ‘África nas Escolas: uma abordagem sem estereótipo”, realizado na Unicamp, Campinas e na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

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  • Produção de Palestras, Mesas de Debate e Workshops com intelectuais africanos e afro-brasileiros voltados para área de educação.

     

  • Realização do Educativo do I e II Festival Afreaka com formação de monitores do programa Jovem Monitor, Galeria Olido, Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural da Penha.

     
     

 

 

  • Curso de Formação para Professores universitários em Jaguariúna “África Contemporânea: Cultura, Inovação e Protagonismo”, Faculdade de Jaguariúna – FAJ, Jaguariúna.

     

  • Palestra de Formação “A África fora dos estereótipos’” para alunos das faculdades de Administração, Marketing e Gestão Empresarial, Faculdade de Jaguariúna – FAJ, Jaguariúna.

     

  • Curso de Formação Educação Étnico-racial: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, com módulo “África nas Escolas: uma abordagem sem estereótipos”, para professores da Educação Infantil, Secretaria de Educação, Mogi da Cruzes.

     

  • Produção de Conteúdo “África nas Escolas: uma abordagem sem estereótipos” para implementação do projeto Educação e Cidadania, na Fundação Casa, como parte do projeto do núcleo pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

     
     

 
 

  • Formação “Rompendo o fluxo de informação negativa sobre o Continente Africano”, para 500 Professores da Educação Infantil, Fundamental e Médio – Secretaria de Educação, Leme:

     

  • Formação Educativa para Monitoria do Escola Parque do Conhecimento Sabina, Secretaria de Educação, Santo André.

     

  • Formação “África nas Escolas”, no VIII Seminário Municipal do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, para gestores de 32 municípios de São Paulo, Araçatuba.

     

  • Formação “África do Sul: história, inovação e protagonismo”, para diretores, Coordenadores Pedagógico e Coordenadores da Rede Pública, Ribeirão Preto

     

  • Produção de relatórios de avaliação de acompanhamento de professores para aplicação da Lei 10.639 nas salas de aula.

     
     

Para mais informações, mande um e-mail para: contato@afreaka.com.br