width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" id="Image2" onmouseover="MM_swapImage('Image2','','http://www.afreaka.com.br/wp-content/themes/afreakaV2/images/btnpostsselected.gif',1)" onmouseout="MM_swapImgRestore()"/> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />

Moçambique5 pratos da cozinha do coco

Moçambique é de dar água na boca e na sua culinária autenticamente tradicional não falta personalidade e nem tempero. A variedade de receitas é grande e os condimentos locais trazem um toque ímpar à gastronomia do país. Entre os pratos mais apreciados, encontram-se as especialidades da Zambézia, região central do país. Um modo exclusivo de preparar o frango, o camarão e o quiabo, além de pratos como a mucapata, mucuane, sanava e patanicua fizeram da cozinha zambeziana um patrimônio nacional. O segredo? Tudo preparado com muito leite de coco, feito na hora, ralando coco com água quente. Confira cinco dos principais pratos da gastronomia da região.

 

 

Mucapata: O prato é feito com arroz branco e feijão soroco sem casca. Preparados na mesma panela com água e sal, são cozinhados em fogo brando com o leite do coco ralado na hora. Um segredo do preparo está no uso da panela de barro. Quando o molho secar e feijão estiver cozido, a iguaria está pronta para ser servida. Pode ser acompanhada de frango ou camarão grelhado.

 

 

Mucuane: O prato conhecido como matapa nas outras regiões do país é feito com folhas piladas de mandioca, que são depois fervidas com dois litros de água. Junto ao preparo, adiciona-se camarão sem casca, tomate, cebola e mamão-papaia verde. Quando a água estiver secando, o leite extraído do coco ralado é adicionado. Pode ser preparado na versão vegetariana, também muito comum, substituindo o camarão pela castanha de caju. Piripiri (pimenta moçambicana) a gosto.

 

 

Frango Cafrial ou a Zambeziana: O preparo é simples e fácil e não há muito mistério, mas mesmo assim é a receita de frango mais famosa do país e também fora dele. O primeiro passo é abrir o frango e temperar com limão, sal, bastante alho e um fio de azeite. O segundo é deixar a carne marinando por um bom tempo em leite de coco ralado preparado na hora. O prato é servido com arroz de coco ou chima, uma espécie de purê de farinha de milho.

 

 

Camarão a Zambeziana: O camarão é uma das principais economias de exportação em Moçambique e pratos com o ingrediente não faltam no país e nem na culinária zambeziana, em que o camarão vem banhado em leite de coco. Algumas pessoas preferem prepará-lo com berinjelas envolvidas em farinha e outras preferem uma versão mais simples apenas com um toque final de limão. Um dos acompanhamentos mais tradicionais é o quiabo à zambeziana.

 

 

Quiabo a Zambeziana: A iguaria é acompanhamento tradicional do frango ou camarão, mas também pode ser servido sozinho com o arroz de coco. Na receita local, para evitar que solte muita baba, o quiabo é temperado com sumo de limão ou levemente fritado em óleo antes do ser cozinhado. Prepara-se então um refogado de tomates sem pele, cebola e leite de coco, onde o quiabo por fim é adicionado. Opcional é o toque de final de pimenta piripiri, outra paixão nacional.

GALERIA DE FOTOS