width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" id="Image2" onmouseover="MM_swapImage('Image2','','http://www.afreaka.com.br/wp-content/themes/afreakaV2/images/btnpostsselected.gif',1)" onmouseout="MM_swapImgRestore()"/> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />

 

BotswanaA essência da sobrevivência
em cores

Texto e Fotos: Flora Pereira da Silva
Arte: Natan Aquino

 

Ela está de costas em direção a um horizonte elusivo. A blusa branca lhe escapa de um dos ombros, em cada mão carrega uma sacola, equilibrado na cabeça leva um cesto e, no pano amarrado ao busto, pesa o filho. Enquanto caminha pela tinta aquarela, seu corpo parece ser puxado por todas as direções do quadro formando um perfeito vetorial. E assim, a mulher se equilibra compensando com empenho todos os pesos que carrega. A pintura, intitulada de Multi-tasking, é uma das mais expressivas obras de Crawford Mandumbwa.

 

 

Para o ele, Multi-tasking é mais um quadro que representa o que ele considera o seu mote principal: a celebração da força feminina: “no meu trabalho eu foco nas mulheres enquanto provedoras, trabalhadoras, fazem-tudo. São elas as que trazem comida para casa, que plantam, que colhem, que preparam. São elas que educam as crianças, quem encalcam valores morais sobre o que é certo e errado. São elas que fazem as formas do ser humano. Eu quero nos meus quadros conseguir dar voz a elas. Acho que os homens já se presentearam com muitas plataformas, então eu não sinto necessidade de glorificar o homem, eu preciso glorificar o trabalho da mulher”.

 

 

Mas na verdade, Mandumbwa, mais que um admirador da força feminina, é um apaixonado pelo ser humano e busca ininterruptamente entendê-lo. Em seus quadros, ele procura a essência da sobrevivência, sobretudo das mulheres, mas não apenas. Combinando objeto, meio e composição, com o pincel, ele é um analista da vida cotidiana e de todos os seus protagonistas. Ele se aproxima intimamente de seus personagens, mas nunca de maneira intrusiva. O pintor tem a habilidade de admirar, interpretar e expressar o que está acontecendo em suas vidas através de um pequeno e invisível espaço da tela. Ele está ali apenas para contar histórias.

 

 

Sua pintura é jovem, luminosa e espontânea. Seus quadros estão sempre em movimento. Existe um extenso trabalho de graduação de cores, pigmentos, tons e pedaços de telas brancas intocáveis. “Meu estilo é semi-realista beirando o abstrato”, define o artista, “é possível enxergar as minhas figuras dentro da tela, mas de um modo estilizado. Eu não sinto pressão para mostrar as faces individuais, é possível identificar se é homem ou mulher ou criança, mas é isso”. ‘Arte que abraça a vida’ é o título de sua última exposição. Um título que faz jus a todo o conjunto de sua obra.

 

 

É possível comprar online as peças de Mandumbwa no site: http://cmandumbwa.blogspot.com/

GALERIA DE FOTOS