width="62" height="65" border="0" /> width="75" height="65" border="0" id="Image2" onmouseover="MM_swapImage('Image2','','http://www.afreaka.com.br/wp-content/themes/afreakaV2/images/btnpostsselected.gif',1)" onmouseout="MM_swapImgRestore()"/> width="75" height="65" border="0"/> /> /> /> />

 

NamíbiaO melhor do artesanato namibiano 

Texto e Fotos: Flora Pereira da Silva
Arte: Natan Aquino

 

Todo país tem sua lembrancinha original. No Brasil, por exemplo, não há turista que não leve para casa uma fitinha de Nosso Senhor do Bonfim. Em Paris, é ainda mais clássico: o chaveirinho da Torre Eiffel é vendido em todas as esquinas da capital francesa. Na Namíbia, souvenires e artesanato se misturam, se caracterizando como um produto de arte de rua, que parece cada vez mais se desenvolver. Conheça algumas dessas obras:

 

Gravuras de Makalani – Espalhados pelas ruas e concentrados em pontos turísticos, encontram esses artesãos nômades. Não possuem barracas e levam materiais e instrumentos no bolso. Eles são responsáveis por talhar minuciosas e detalhadas gravuras em sementes de Malakani, uma espécie de palmeira específica da região de Oshakati, no norte do país.

 

Esculturas de Sepantini – Na região de Caprivi, o fio estreito que se estende no nordeste do país, atravessa Botswana e segue em direção ao Zimbábue, os artesãos adentram-se na mata para procurar uma pedra chamada Sepantini, que pode ser encontrada debaixo da terra, em morros ou nas beiras do rio. A população local se tornou especialista em pequenas esculturas de Sepantini e pelos mercados de artesanato do país não é nada difícil encontrar peças de ótima qualidade.

 

Cestos Owambos – Muitas mulheres Owambos, etnia representantes de 50% da população do país, são especializadas na confecção de artesanato de palha: cestos, pratos, copos, caixas e por aí vai. Para a produção, são colhidas folhas e cascas de palmeiras típicas do extremo norte do país, na região que beira a fronteira com Angola. Nos mercados de rua são muitas as opções, mas os melhores produtos são encontrados em coletivos e organizações de mulheres artesãs.

 

Colares Himbas – Os Himbas são seminômades e a grande maioria da população está concentrada na região rural e não em cidades. Mas quando aparecem nos centros urbanos, as mulheres levam com si uma bela produção de adereços tradicionais, especialmente os colares. Tudo é feito com folhas e sementes da vegetação típica de Damaraland. O tom ocre da manteiga passada na pele das mulheres também se espalha pelos colares.

 

Tecidos Tingidos – Se tem um estereótipo verdadeiro do continente africano é a conexão imediata com o colorido. E os tecidos traduzem essa sensação de maneira ainda mais forte. São vibrantes e sempre levam cores fortes. Quando espalhados um sobre o outro nos mercados, as tonalidades parecem se destacar ainda mais. Como mote, é comum encontrar desde desenhos de animais, pessoas durante alguma atividade rural e representações de máscaras até formas abstratas e ilustrações contemporâneas.

GALERIA DE FOTOS